terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Derrota para o Santos evidencia problema do São Paulo no ataque

O técnico Dorival Júnior e o centroavante Diego Souza têm sido criticados pela torcida (Divulgação/saopaulofc.net)

O clássico contra o Santos evidenciou um problema do São Paulo que vem se arrastando desde o início da temporada: a ausência de variações de jogadas ofensivas. O Tricolor versão 2018 aposta na velocidade dos laterais para chegar ao gol adversário. A tática tem dado certo em alguns momentos, mas torna a equipe fácil de ser marcada pelos rivais.

Não há dúvidas de que o São Paulo jogou melhor do que o Santos no Morumbi. Os mandantes tiveram 57% de posse de bola, finalizaram 20 vezes ao gol adversário, trocou 435 passes (110 a mais que o Peixe) e teve 10 escanteios - contra apenas 4 do rival. Mesmo com todas as estatísticas ao seu favor, o Tricolor saiu derrotado. Uma das explicações plausíveis para o fracasso da equipe no San-São é a insistência das jogadas pelas laterais. O técnico Jair Ventura preparou o sistema defensivo do Peixe baseado na forma como o São Paulo joga e saiu com os três pontos do Morumbi. O veloz Marcos Guilherme ficou muito bem marcado, enquanto Nenê e Cueva tiveram dificuldades para criarem do lado esquerdo.

Com os lados do campo entupidos, a solução seria criar pelo meio. O problema, contudo, é a dificuldade do São Paulo de chegar ao gol adversário por esse setor. O time quase sempre domina o meio, mas não tenta as penetrações dos volantes e dos meias. Com isso, Diego Souza quase não aparece na partida e precisa sair da área para buscar a bola.

Nos treinamentos do Tricolor no CT da Barra Funda é comum ver o técnico Dorival Júnior pedir que o time concentre os ataques pelos lados. A ideia é de que os atacantes, meias e laterais triangulem e um deles chegue à linha de fundo para colocar a bola dentro da área, sempre rasteira e com força. Desta forma, inclusive, saíram os gols do Tricolor contra Madureira, Corinthians, Mirassol, Bragantino e Bragantino. Definitivamente, a jogada é o carro-chefe do São Paulo para a temporada 2018. O início de ano do Tricolor não é ruim. São cinco vitórias, um empate e três derrotas em nove jogos. O time, aos poucos, demonstra um sistema de jogo e tem uma defesa sólida, apesar das constantes mudanças dos zagueiros, ora por determinação médica, ora por lesão. Para ser mais competitivo e surpreender os adversários, a equipe do Morumbi precisa ter um leque mais amplo de jogadas ofensivas. É o Calcanhar de Aquiles da equipe.

por Yago Rudá
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário