Um verme, membro do filo Nemertea de invertebrados primitivos, representa um dos animais mais longos, conhecidos na Terra.
Embora a espécie Lineus longissimus, normalmente, cresça apenas de 5 a 10 milímetros, em 1864, um espécime encontrado em uma praia escocesa depois de uma tempestade severa, possuía mais de 55 metros de comprimento.
Assim como o pequeno verme retratado no vídeo da matéria, antes de morrer e ser arrastada para uma praia, este verme super-longo teria tido algumas habilidades poderosas de envenenamento, durante sua vida.
Todos os vermes Nemertea estão equipados com um uma parte alongada tubular na boca, chamada de tromba, que se enrola no interior de um órgão especializado chamado ‘rhynchocoel’, pouco acima de seu intestino, quando o ele está em repouso.
Quando o verme precisa caçar, no entanto, o tubo de alimentação altamente eficiente e elástico irá surgir acima de sua boca, para cobrir as suas presas em um muco espesso e pegajoso, ligeiramente picante. Tudo isso já parece bastante desagradável, mas a pior parte é que ele contém uma neurotoxina relativamente forte que pode paralisar pequenas presas, para que elas parem de lutar e resistir ao predador.
É exatamente isso que o verme está tentando fazer no vídeo abaixo. Porém, a presa da vez é mão de um homem e sua neurotoxina não é suficientemente forte, neste caso, para lhe causar algum dano. O vídeo é impressionante:
fonte
Por Bruno Rizzato
Nenhum comentário:
Postar um comentário