quinta-feira, 7 de maio de 2015

Economia: Petrobras despenca na lista anual da revista americana Forbes

O ranking reúne as maiores empresas do mundo.
Valor de mercado da companhia caiu pela metade em apenas um ano.


A Petrobras despencou na lista anual da revista americana Forbes. O ranking reúne as maiores empresas do mundo.

A revista Forbes destaca que a queda na classificação da Petrobras serve de aviso aos investidores. A empresa que, em 2012, apareceu entre as 10 maiores do mundo, no ano passado já estava em 30º lugar e agora despencou quase 400 posições no ranking, ocupando o posto de número 416.

O valor de mercado da companhia caiu pela metade em apenas um ano, de US$ 86,8 bilhões foi para US$ 44,4 bilhões.

No Brasil, hoje a Petrobras também não é mais líder, passou do primeiro para o quinto lugar. Para a revista americana, os motivos são os escândalos de corrupção, mas na opinião de especialistas, o problema principal é a gestão da companhia.

"A empresa ser obrigada a praticar um preço da gasolina abaixo do seu custo durante muito tempo, a empresa ser obrigada a abrir quatro refinarias ao mesmo tempo, realizar obras que estão além da sua capacidade... A empresa ser obrigada a participar de 30% de todos os campos do Pré-Sal, é claro que você estica demais a corda e consequentemente, a empresa não tem fôlego para aguentar", aponta Daniel Souza, economista do IBMEC.

Apesar disso, o economista acredita que a Petrobras pode recuperar o valor de mercado em um período de cinco a 10 anos e aconselha aos investidores que não vendam papéis da companhia.

"As ações da empresa já se desvalorizaram tanto que agora você está realizando um prejuízo ao vender essas ações. O mais recomendável é que você mantenha essas ações no seu portfólio e espere a recuperação da empresa que, dentro de alguns anos, vai acontecer", pontua o economista Daniel Souza.

fonte
Sandra Passarinho - Rio de Janeiro, RJ
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário