quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

STF abre 19 inquéritos com base em delações de investigados na Carne Fraca

© Sérgio Lima A ministra Cármem Lúcia será relatora dos processos da operação Carne Fraca no STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) abriu 19 inquéritos contra políticos que foram citados em delações premiadas de investigados na operação Carne Fraca, da PF (Polícia Federal), deflagrada em 2017. A ministra Cármen Lúcia será a relatora das investigações.

Os detalhes das investigações não foram divulgados porque estão em segredo de Justiça.

Há 2 anos, a operação Carne Fraca revelou o envolvimento de ex-fiscais do Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) em esquema de autorização de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos. Os executivos dos frigoríficos da JBS e BRF Brasil foram os principais envolvidos.

Conforme a PF, em quase 2 anos de investigação, agentes constataram que as Superintendências Regionais do Ministério da Pesca e Agricultura do Estado do Paraná, Minas Gerais e Goiás protegiam grupos empresariais, “em detrimento do interesse público”.

Em 2017, as investigações levaram a União Europeia a proibir a importação de carne de frango de pelo menos 20 frigoríficos brasileiros. Empresas investigadas foram acusadas de fraudar resultados de análises laboratoriais relacionados à contaminação pela bactéria salmonella pullorum.

(com informações da Agência Brasil)
por Poder360
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário