quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Venezuela, Mercosul e relação bilateral pautam reunião de Macri e Bolsonaro

© Sérgio Lima Este é o 1º encontro dos chefes de Estado desde que Bolsonaro tomou posse, para a qual Macri confirmou presença, mas cancelou a vinda

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, encontra-se nesta 4ª feira (16.jan.2019) com Jair Bolsonaro no Planalto às 10h30. Entre outros assuntos, a expectativa é que esteja em pauta a situação do governo da Venezuela, o Mercosul e 1 acordo comercial bilateral.

Negociações relacionadas ao combate ao crime organizado e corrupção, defesa e indústria de defesa, desenvolvimento espacial e de satélites e energia nuclear também podem estar na pauta.

Macri foi o 1º chefe de Estado a confirmar presença na posse de Bolsonaro, mas de última hora cancelou e enviou o ministro de Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie. A visita desta 4ª foi anunciada em dezembro.

O presidente argentino e sua equipe estão em Brasília desde as 21h de 3ª feira (14.jan). A delegação oficial reúne 5 ministros: Nicolás Dujovne (Fazenda), Patricia Bullrich (Segurança), Dante Sica (Produção), Oscar Aguad (Defesa) e Jorge Faurie (Relações Exteriores).

O cronograma da visita argentina
A visita de Macri ao presidente Jair Bolsonaro começa às 10h30. Um pouco antes, alguns ministros reúnem-se com seus equivalentes. O que já foi divulgado:

Paulo Guedes (Economia) reúne-se com Nicolás Dujovne (Fazenda) e Dante Sica (Produção) às 9h;
Ernesto Araújo (Relações Exteriores) recebe o ministro argentino Jorge Faurie às 9h15;
Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) encontra-se com os ministros argentinos Germán Garavano (Justiça e Direitos Humanos ) e Patrícia Bullrich (Segurança) às 9h.
Após a cerimônia em que receberá o presidente argentino, Jair Bolsonaro e parte da equipe terão uma reunião fechada com Macri. Em seguida haverá 1 encontro aberto para apresentação dos pontos discutidos no início da manhã e uma entrevista à imprensa.

A visita termina com 1 almoço no Itamaraty, às 13h.

por Poder360
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário