terça-feira, 12 de junho de 2018

Trump e Kim Jong-un dão início à cúpula entre EUA e Coreia do Norte

O primeiro aperto de mãos dos líderes durou pouco menos de 15 segundos e foi testemunhado pelos principais veículos de comunicação mundial.

Kim e Trump: cumprimentos e sorrisos no encontro histórico - AFP PHOTO / SAUL LOEB

Cingapura - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, deram-se as mãos há pouco, dando início ao primeiro encontro entre líderes dos países na história.

O primeiro aperto de mãos dos líderes durou pouco menos de 15 segundos e foi testemunhado pelos principais veículos de comunicação mundial, que enviaram equipes para a ilha de Sentosa, em Cingapura.

Depois desse primeiro contato, os dois líderes seguiram por um corredor acompanhados pelos tradutores oficiais e foram para uma sala, onde se sentaram lado a lado.

Enquanto os fotógrafos e cinegrafistas faziam as imagens oficiais, Trump disse a repórteres: "não tenho dúvidas de que eu e Kim teremos uma relação incrível". O ditador da Coreia do Norte respondeu, dizendo que a cúpula ocorre após eles terem "superado tudo".

A agência estatal norte-coreana KCNA e o jornal Rodong informaram que os dois líderes falarão de "novas relações" entre os EUA e a Coreia do Norte, além da "construção de uma paz permanente".

Os veículos de imprensa de Pyongyang disseram, também, que o encontro servirá para buscar "a implementação da desnuclearização na Península Coreana e outros assuntos de mútuo interesse, como requer esta nova era".

Primeira parte
A primeira parte da histórica reunião terminou há pouco, após 48 minutos. O americano disse que está tudo correndo "muito, muito bem". Esta etapa da conversa com o norte-coreano foi presenciada apenas pelos tradutores oficiais.

Na sequência, Trump e Kim foram para um salão, onde se juntaram às delegações de ambos os países. Os diplomatas vão dar prosseguimento às conversas, com a presença dos dois líderes. A expectativa é de à 0h30 (de Brasília, 11h30 de Cingapura) as equipes almocem.

Trump disse a Kim que está muito ansioso para trabalhar com ele. "Trabalhando juntos, vamos resolver um grande dilema", afirmou o presidente americano, que está acompanhado do chefe de Gabinete, John Kelly, do secretário de Estado, Mike Pompeo, e do conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton.

Kim Jong-un respondeu a Trump dizendo que, apesar dos desafios, vai seguir trabalhando com Trump. "Acredito que trabalho conjunto é um bom prenúncio para a paz. Estamos hoje superando todas as especulações", disse o ditador norte-coreano.

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário