sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Superação: Mendigo que foi criado em lixões e aterros sanitários conquista vaga em Harvard


Com apenas 9 anos de idade, o órfão vítima do genocídio étnico, passou a viver dentro de um carro incendiado em um depósito de lixo em Ruanda, país africano.

Sua vida tornou-se um tormento desde então. Começou a viver como mendigo nas ruas da cidade e não tomava banho há mais de um ano.

Clare Effiong, trabalhadora de uma entidade americana de caridade, viajou pelo país em busca de conhecer histórias de vida para ajudar crianças que se encontravam espalhadas por todas as partes. Neste momento, conheceu Justus Uwayesu, e lhe perguntou qual seria seu maior desejo. Ele respondeu: “Eu quero muito ir pra escola”.

Bem, ele conseguiu ir para a escola e estudar, mas algo ainda mais inesperado ocorreu. Hoje, Justus Uwayesu, faz parte da maior universidade do mundo, Harvard.


Lá ele estuda, através de uma bolsa integral, matemática, economia e direitos humanos. Hoje, com 22 anos (não se sabe a data de seu aniversário real) ele é apenas mais um rapaz sonhador usando seu tênis, jeans e suéter em meio aos 1.667 alunos de sua área.

Na verdade, Justus Uwayesu é um lembrete para a sociedade mundial, que todos podem e devem ter oportunidades e que nem todos que estão nas ruas, perambulando ou vivendo em lixões, são pessoas que gostariam de estar naquela situação.

Após sair dos lixões, ele passou os últimos 13 anos estudando. Em Ruanda, aprendeu inglês, francês, suaíli e lingala. Foi tutor e ajudou a fundar uma instituição de caridade para jovens que se espalhou nas escolas de ensino médio de todo o país, que garante a compra de seguros de saúde para estudantes pobres

Ele morava em uma terra dominada por dois grupos étnicos – Hutu e Tutsi. Milhares de pessoas morreram – em sua maioria hutus – em conflitos que ocorreram em 1994.

Uwayesu afirma que está encantado com a diversidade de nacionalidades e estilos de vida que encontra em Harvard.

Nascido na zona rural do leste de Ruanda, Uwayesu tinha apenas 3 anos de idade quando seus pais, agricultores analfabetos, morreram em um combate motivado por motivos políticos, que matou mais de 800.000 em apenas 100 dias. A Cruz Vermelha conseguiu resgatar um irmão e duas irmãs. Algumas pessoas se voluntariaram para cuidar dos quatro irmãos, até que ondas crescentes de crianças órfãs fez a família recusá-los e “jogá-los” para fora de casa.


Passando muita fome e estando desnutrido, ele comentou ainda que um de seus irmãos foi embora, dizendo que procuraria comida, e não voltou mais.

No ano de 2000, Justus e seu irmão foram para Kigali, capital de Ruanda, em busca de alimentos. Mas, acabaram encontrando um lixão na periferia da cidade, encontrando centenas de órfãos na mesma situação, além de vários porcos que viviam no local.

Eles encontraram um carro velho, abandonado, onde viviam duas crianças. Viveram no local por quase dois anos, e a única preocupação era encontrar alimentos. “Não havia chuveiro, e eu não tomava banho”, disse.

Com o tempo, aprendeu a identificar qual era os caminhões que vinham de hotéis e padarias, que transportavam restos de comida que, para ele, era algo delicioso. Era necessário correr com toda a garra para pegá-los, ultrapassando outros órfãos menos ágeis.


Para os dias que não existia o que comer, ele e os outros procuravam “coisas comestíveis” que pudessem ser ingeridas. Além disso, usavam latas de óleo de cozinha velhas, afundadas em brasas, para manter alguns alimentos quentes.

Ele contou ainda que uma vez quase foi enterrado vivo, quando um caminhão em movimento empurrou uma grande quantidade de lixo em um poço, e ele foi empurrado junto.

Às vezes mendigava na rua e via as crianças bem vestidas, saindo das escolas. Segundo ele, muitas zombavam, chamando-o de “nayibobo”, que significa na tradução literal “criança esquecida”.

"Foi um momento muito escuro, porque eu não podia ver um futuro", disse ele. "Eu não podia ver como a vida poderia ser melhor ou como eu poderia sair daquela situação de vida”.

Tudo mudou quando Effiong, fundadora de uma ONG em New Rochelle, Nova York, decidiu no ano 2000 ajudar crianças órfãs em Ruanda. Após entregar um contêiner de alimentos e roupas em um domingo de 2001, ela pegou um táxi, encontrou um órfão na rua e, após muita conversa, ofereceu-lhe para levá-lo a um lugar seguro.

“Eu o levei para onde eu estava, o limpei, troquei suas roupas, tratei os ferimentos em seu corpo e, eventualmente, o enviei para a escola primária", disse ela.

Ele começou a estudar e conseguiu vaga em uma escola especializada em ciência. Mudou-se para um orfanato (certificado por Effiong) com seus irmãos.

Ao longo de seus estudos, trabalhou na caridade e batalhou para abrir uma escola de culinária para garotas, no campus do próprio orfanato.

"Minha vida mudou por causa dela", disse ele.

Ele não teria sido capaz de competir por uma vaga em uma universidade americana, sem ajuda externa. Após o colegial, ele se candidatou e ganhou um assento em um programa de estudiosos na Bridge2Rwanda, executado por uma instituição de caridade de Little Rock, Arkansas, EUA, que prepara os alunos talentosos para o processo de ingressar em uma universidade de altíssimo nível educacional, como Harvard.

O diretor internacional de admissões de Harvard, pessoalmente, percorreu a África para encontrar potenciais candidatos. Ele costuma fazer isso uma vez por ano.

Justus acredita que o que fizeram com ele, deve ser feito com outros. “Se eu negar aos pobres, estarei negando a mim mesmo”, disse.

Fonte: NyTimes Foto: Reprodução / New York Times

fonte:http://www.jornalciencia.com/sociedade/comportamento/4388-superacao-mendigo-que-foi-criado-em-lixoes-e-aterros-sanitarios-conquista-vaga-em-harvard
por Osmairo Valverde
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

TOP 05 grandes fatos que aprendemos nas escolas que estão completamente errados


Quando pensamos em escolas, temos em mente que são locais de grande aprendizagem e informações confiáveis.

Em sua grande maioria, realmente é. Mas, qual o motivo de ensinarmos coisas simplificadas para as crianças, negligenciando outras possibilidades?

Por exemplo:
1 – Quantos sentidos têm o corpo humano?


2 – Qual das seguintes coisas são magnetizadas: um tomate, um ser humano ou um grampo metálico?



3 – Quais são as cores primárias?



4 – Que região da língua é responsável por sentir o gosto amargo?



5 – Quais são os estados da matéria?


Na ordem, se você respondeu 1 – cinco sentidos, 2 – grampo metálico, 3 – vermelho, amarelo e azul, 4 – parte posterior da língua, 5 – sólido, líquido e gasoso, talvez tivesse conseguido a nota máxima em um prova na escola. Mas, na prática, você está errado!

O sexto sentido existe?
Paladar, tato, visão, audição e olfato não são os únicos mecanismos que o corpo humano usa para sentir o mundo. Nós possuíamos “acelerômetros”, localizados no sistema vestibular dentro de nossos ouvidos, por exemplo.

O movimento do fluido através de minúsculos canais profundos em nossos ouvidos permite o uso do sentido de movimento, nos dando equilíbrio. Sem ele, você pode se sentir confuso e tonto.

Além disso, uma grande variedade de sentidos estão a todo momento percebendo o ambiente a nossa volta, em busca de equilíbrio, de prevenção de acidentes, nos deixar alerta para situações perigosas ou apenas nos ajudar nas sensações vitais à nossa sobrevivência.

Repulsão Magnética
Não só o grampo metálico pode ser magnetizado. Tomate e nós, seres humanos, também interagimos com campos magnéticos.

Materiais que contêm ferro, cobalto e níquel são ferromagnetos, o que significa que eles podem ser atraídos por campos magnéticos. Enquanto a água que está no seu corpo e no tomate – mais precisamente, os ‘núcleos’ de hidrogênio na molécula de água – é repelido por campos magnéticos. Esta interação interessante chama-se diamagnetismo.

Mas, evidentemente, as forças envolvidas neste processo são incrivelmente fracas. Então, normalmente, você não nota absolutamente nada. Isso, claro, se você não estiver em uma máquina de ressonância magnética, onde ímãs poderosos manipulam núcleos de vários átomos dentro de você, de tal forma que resulta em imagens detalhadas de seus órgãos e sistemas internos.

Os tipos de magnetismos não param por aí e vão muito além do citado aqui.


A sua cor está certa?


É ensinado, praticamente nas escolas de todo o mundo, que as cores primárias são aquelas que não podem ser feitas através da mistura de outros pigmentos coloridos em conjunto e que as outras cores podem ser produzidas por misturas destas cores primárias.

Você pode fazer uma cor vermelha misturando amarelo com magenta. Enquanto magenta com ciano produz azul. Além disso, uma gigantesca gama de tons são inacessíveis usando apenas a mistura de vermelho, azul e amarelo comuns.

Se você comprar um cartucho de tinta, perceberá que na recarga das cores coloridas deverá inserir ciano (azul claro), amarelo (amarelado) e magenta (meio rosado). Elas são as verdadeiras cores primárias e, com suas misturas, uma gama gigante de cores podem ser criadas. Não conseguiríamos a mesma gama de tonalidades de misturássemos vermelho, amarelo e azul, nas cores clássicas como é ensinado nas aulas de artes plásticas no ensino médio ou fundamental.

Que gosto amargo!

É possível encontrar a figura clássica da língua dividido em áreas de percepção de sabor em qualquer livro de biologia. Ela mostra as papilas gustativas que conseguem perceber o gosto amargo logo no fundo da língua.

Estes mapas surgiram, pela primeira vez, em 1942, depois que um pesquisador da Universidade de Harvard, Edwin Boring, interpretou erroneamente um estudo de 1901. Apesar disso, o mapa começou a ser reproduzido em diversos livros e textos escolares. No ano de 1974, as pesquisas foram revisadas e reanalisadas, e a ideia das regiões na língua foi desacreditava.

No entanto, 40 anos depois, mapas gustativos ainda persistem nos livros didáticos de biologia. Hoje, as pesquisas mostram que existem mais regiões do que se imaginava anteriormente e que diversas partes da língua podem ter a percepção de sabor. Os mapas antigos, na verdade, estão desatualizados e não levam em consideração as descobertas atuais.

Tá duro pra caramba!

Todos nós aprendemos que existem os estados sólido, líquido e gasoso. Cada estado possui uma organização molecular diferente que lhe confere sua característica principal.

Ensinar que existem 3 estados da matéria é absurdo. Definitivamente existem muito mais. Os cristais líquidos, que são moléculas ordenadas como um sólido, mas com aparência fluída de um líquido, é um pequeno exemplo. Essa tecnologia é usada na tela de computadores, calculadoras e uma infinidade de aplicações industriais.

Além disso, existe o plasma – estado que se encontra no Sol e pode ser reproduzido em laboratório –, Condensados de Bose-Einstein e dezenas de outros.

Por que isso acontece?
Há muitos outros fatos que precisariam sofrer modificações nos livros escolares. Evidentemente, você não deve dizer para uma criança de 6 anos sobre o estado físico da matéria em um grau complexo digno de vencedores do Prêmio Nobel.

Talvez, devêssemos apenas dizer: “Temos três estados fundamentais da matéria: sólido, líquido e gasoso. Nós temos muitos outros estados, que vocês aprenderão no futuro e que são também muito importantes, mas vamos aprender hoje os três principais”.

Isso seria uma saída melhor do que estimular uma criança a crescer pensando que existem apenas três, e tomar um choque no futuro quando descobrir que existem muito mais!
Fonte: IFLS Foto: Reprodução / Pop /

fonte:http://www.jornalciencia.com/sociedade/diversos/4389-top-05-grandes-coisas-que-aprendemos-nas-escolas-que-estao-completamente-erradas
por Osmairo Valverde
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Pedidos por intervenção militar e socorro: página do Exército bomba após eleições

Reprodução/Facebook

Após manifestação em São Paulo que aglomerou poucas dezenas de pessoas pedindo o impeachment da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT), internautas foram "pedir socorro" ao Exército na página oficial da instituição no Facebook.

Desde a última segunda (27), primeiro dia após a reeleição, a página recebeu centenas de "pedidos de socorro" e também outros que pediam uma intervenção militar no país, alegando que "a eleição foi uma fraude".

Como reação aos pedidos, outros internautas passaram a comentar falando em democracia e afirmando que as manifestações são "bobagens". "Se soubessem o que é um golpe militar, jamais falariam isso", afirmou um dos usuários.

A presidente reeleita fez parte de grupos militantes que lutaram principalmente nas décadas de 1960 e 1970 contra a Ditadura. Foi presa e torturada por agentes do governo, alguns deles investigados pela Comissão Nacional da Verdade, que ela mesma sancionou em lei assinada em 2011.

fonte:https://br.noticias.yahoo.com/pedidos-por-intervencao-militar-e-socorro--pagina-do-exercito-bomba-apos-eleicoes-154529872.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Câmara derruba conselhos de participação popular e impõe derrota a Dilma

Oposição comemora a aprovação do projeto (PDC 1491/14), que susta os efeitos de um decreto da presidente Dilma Rousseff que criou novas instâncias de participação popular, na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira, 28

(Reuters) - A Câmara dos Deputados derrubou na noite de terça-feira um decreto do Executivo estabelecendo que órgãos da administração pública teriam de levar em conta instâncias e mecanismos de participação social, como conselhos populares, impondo a primeira derrota à presidente Dilma Rousseff no Congresso após a reeleição.

A oposição contou com o apoio de partidos da base aliada do governo, como PMDB e PP, para derrubar o decreto editado por Dilma que instituía a Política Nacional de Participação Social, informou a Agência Câmara Notícias.

Parlamentares que votaram a favor do projeto do líder do DEM, Mendonça Filho (PE), contra os conselhos populares alegaram que a norma invade as prerrogativas do Congresso. A oposição chegou a ameaçar obstruir qualquer outra votação na Câmara até que a proposta que suspende os efeitos do decreto fosse votada.

A base do governo, segundo o qual o decreto amplia a participação popular e em nada fere a Constituição, tentou obstruir a votação na noite passada por meio de manobras regimentais, com apresentação de requerimentos, mas não conseguiu evitar que a votação fosse realizada.

Um dos pontos de desagrado aos parlamentares que se opuseram ao decreto é o poder dado ao secretário-geral da Presidência de indicar os integrantes das instâncias e definir a forma de participação.
A derrubada do decreto representa uma derrota para Dilma na primeira votação importante no Congresso após a eleição de domingo, em que derrotou o candidato do PSDB, Aécio Neves, com o placar mais apertado de uma eleição presidencial desde a redemocratização.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro; Reportagem adicional de Maria Carolina Marcello, em Brasília)
fonte:https://br.noticias.yahoo.com/camara-derruba-conselhos-participacao-popular-e-impoe-derrota.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Motorista perde controle e ônibus invade casa na parte alta de Maceió

Acidente foi registrado na Avenida Muniz Falcão, na Serraria.
Veículo ainda colidiu com três carros; ninguém ficou ferido.

Ônibus perde o controle e invade casa no Barro Duro (Foto: André Feijó/TV Gazeta)

Um ônibus da empresa Real Alagoas invadiu uma casa, na madrugada desta segunda-feira (27), no condomínio Recanto da Rotary, localizado na Avenida Muniz Falcão, ladeira que liga a Avenida Rotary ao bairro do Barro Duro, em Maceió. Apesar do estrago na residência, ninguém ficou ferido.

De acordo com o agente Lopes, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), a colisão ocorreu após o motorista do ônibus, que não foi identificado, perder o controle na descida da ladeira.

"O acidente aconteceu por volta de meia-noite e não sabemos se estava chovendo. Antes de invadir a casa, o coletivo colidiu com mais três veículos que estavam no condomínio. Mas ainda não sabemos exatamente o que aconteceu", disse a agente.

Ainda segundo a agente J. Lopes, ninguém ficou ferido e uma equipe da SMTT esteve no local para realizar a perícia nos veículos.

fonte:http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/10/motorista-perde-controle-e-onibus-invade-casa-na-parte-alta-de-maceio.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nepalesa implanta até 'presas de vampiro' na boca

Jharana Gurung é adpeta de 'body modificacion'.
Ela também faz performance de suspensão corporal.

Adpeta de "body modificacion", arte de modificação corporal extrema, a nepalesa Jharana Gurung implantou até "presas de vampiro" na boca.

Jharana é primeira mulher do Nepal a realizar performance de suspensão corporal, no qual o corpo fica suspenso com ganchos encravados na pele.

Jharana Gurung implantou até 'presas de vampiro' na boca (Foto: Navesh Chitrakar/Reuters)

fonte:http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2014/10/nepalesa-implanta-ate-presas-de-vampiro-na-boca.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142