sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Esponja é a coisa + suja da sua casa: Dr. Bácteria ensina como limpar ( de verdade ) sua cozinha


Um estudo feito pela Universidade Drexel, nos Estados Unidos, revelou quais são os quatro cantinhos da sua cozinha onde as bactérias mais se acumulam: geladeira, esponja de lavar louça, pia e tábua de cortar alimentos. Porém, com alguns cuidados é possível manter tudo bem limpinho e longe desses microrganismos. Quem ensina a cuidar desse ambiente da casa é o biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, o famoso Dr. Bactéria.


1. Geladeira

Os pesquisadores descobriram que as carnes são as principais vilãs dessa história. Elas contaminam tanto o eletrodoméstico, quanto os outros alimentos da geladeira. Por isso, é importante manter uma rotina de limpeza da geladeira, como orienta Figueiredo:

Pelo menos uma vez ao mês, desligue a geladeira e retire todos os alimentos para limpar
Prepare uma solução de 1 litro de água com 10 gotas de detergente e passe com um pano por toda a geladeira
Prepare também uma solução de 1 copo de vinagre branco com 1 copo de água e passe com um pano por toda a geladeira. Depois, passe um outro pano umedecido com água
Prepare uma solução de meio copo de água com 100g de bicarbonato de sódio e aplique com um pano na parte interna da geladeira
Para finalizar, coloque na primeira prateleira, no fundo à direita, um recipiente aberto com bicarbonato de sódio em pó e pronto, é só colocar os alimentos de volta e religar a geladeira.

2. Esponja
De acordo com o estudo, 64% das esponjas são contaminadas por algum tipo de bactéria. Os pesquisadores alertam que o problema maior disso está em utilizar a esponja para limpar outros itens da cozinha, como o fogão ou a pia, por exemplo. Isso permite que as bactérias se espalhem por outros cantinhos da cozinha. Para evitar que isso aconteça, o Dr. Bactéria ressalta que essas esponjas devem ser usadas por, no máximo, uma semana. Abaixo, veja formas de deixá-las livres das bactérias:

Coloque a esponja em uma panela com água e uma colher de vinagre branco. Acenda o fogo e conte de 3 a 5 minutos após iniciar a ebulição. Pronto, esponja livre de bactérias
Lave a esponja e deixe-a úmida. Depois, envolva em papel toalha, coloque em um pires dentro do micro-ondas, ligue na potência máxima por 5 minutos. Depois, aguarde mais um ou dois minutos para retirar
Deixe a esponja em uma solução de 1 litro de água com 2 colheres de sopa de água sanitária por 10 minutos.

3. Pia
Durante a pesquisa, foi encontrada a bactéria E. coli (Escherichia coli) em 44% das pias, um microrganismo responsável por causar problemas gastrointestinais e intoxicações. ?Isso acontece, pois os utensílios estão em contato com a água o tempo todo e os locais com umidade são os preferidos das bactérias?, explica o Dr. Bactéria.

A umidade é responsável por estimular a proliferação de germes e bactérias, mas os resíduos dos alimentos é que acabam ?alimentando? esta proliferação. Louça suja, tábuas e colheres de madeira, cantos de pia, são exemplos clássicos de locais que acumulam restos de alimentos e geram contaminação cruzada. “A contaminação se dá devido ao acúmulo de água parada que cria os chamados BIO-FILMES. Para evitar esse problema, puxe a água com um rodo de pia e evite passar panos que deixe água na pia”, ressalta ele.

4. Tábua de cortar
Já 23% das tábuas de cortar, de acordo com a pesquisa, estavam sujas e 76% delas apresentavam vincos ou rachaduras que acabavam acumulando ainda mais sujeira. “Evite usar tábuas de madeira, pois elas sugam muito a água e ficam muito úmidas, demorando para secar e aumentando as chances de proliferação de bactérias”, conta o especialista. Veja outras dicas dele para usar as tábuas sem erro:

Utilize tábuas de plástico e divididas por cores, como por exemplo: vermelha para carnes, verde para hortaliças e frutas, branco para alimentos prontos, etc
Após cada uso, lave com água e detergente e esponja macia. Enxaguar bem e borrifar ou mergulhar em vinagre branco puro, ou em solução de água sanitária (duas colheres por litro de água). Deixe escorrer e secar. Troque a tábua sempre que estiver muito riscada ou manchada. Obs. Passar um limão na placa de corte ajuda a retirar as manchas
Para tábuas de vidro, lave com água, detergente e esponja macia. Para desinfetar, use os mesmos métodos descritos acima. Pode ser usado também água fervente. Troque quando estiver quebrada ou lascada.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário