quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Fachin nega pedido de devolução de denúncia à PGR feito por defesa de Temer

O ministro destacou que a discussão sobre a tramitação da denúncia já está em andamento na Corte e, por isso, diante do novo pedido da defesa, não há 'nada a deferir'

Brasília - O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou-se a atender um pedido feito pela defesa do presidente Michel Temer, que buscava a devolução da mais recente denúncia contra o presidente da República à Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro destacou que a discussão sobre a tramitação da denúncia já está em andamento na Corte e, por isso, diante do novo pedido da defesa, não há "nada a deferir".

O advogado de Temer, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, havia solicitado, em petição encaminhada ao STF na sexta-feira, o "retorno da denúncia à Procuradoria-Geral da República antes mesmo do julgamento da Questão de Ordem no Inquérito nº 4 483/DF", afirmando que a denúncia traz fatos anteriores ao mandato presidencial de Temer. A defesa destaca que a lei impede um presidente de ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

Fachin nega pedido de devolução de denúncia à PRG feita por defesa de Temer - Marcelo Camargo / EBC

Fachin, contudo, afirma que não é possível atender ao pedido, porque a discussão sobre a tramitação da denúncia "já está sob julgamento do tribunal". "Nada a deferir", decidiu. Com isso, o ministro deixa em suspenso o debate levantado pelos advogados do presidente.

Após ter o pedido não atendido, a defesa do presidente Temer pretende propor a mesma questão para discussão no próprio plenário. Se o pedido for aceito, a acusação terá de ser avaliada pela nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge,

Conforme o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, publicou no último sábado, a maioria dos ministros da Corte deve dar aval ao prosseguimento da denúncia contra Temer à Câmara dos Deputados, sob o entendimento de que não cabe ao STF avaliar o conteúdo da denúncia neste primeiro momento.

Um dos ministros com este entendimento, Luiz Fux, disse, em entrevista ao Broadcast, que a Corte é "via de passagem" para a denúncia contra o presidente e afirmou acreditar que "o Supremo não vai cair nessa estratégia" da defesa de Temer de adiar o envio da denúncia à Câmara. "O Supremo vai colocar limites, saber até onde vai a sua função e onde começa a da Câmara", disse.

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário