quarta-feira, 31 de maio de 2017

Atentado no Afeganistão deixa 80 mortos e 350 feridos

Explosão ocorreu em área de embaixadas e edifícios públicos

Atentado em Cabul, Afeganistão (OMAR SOBHANI/Reuters)

Pelo menos 80 pessoas morreram e 350 ficaram feridas no atentado com carro-bomba ocorrido nesta quarta-feira, em uma área de alta segurança de Cabul, capital do Afeganistão, perto do Palácio Presidencial, onde se encontram várias embaixadas e edifícios do governo, segundo o último balanço divulgado pelo Ministério de Saúde Pública.

A explosão aconteceu por volta das 8h25 (0h55 de Brasília), perto da Praça Zanbaq, em uma área próxima às embaixadas da Alemanha, Turquia e Japão, afirmou um representante ministerial, Wahidullah Majroh.

O porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid, disse que as primeiras investigações apontam que o veículo, um pequeno caminhão do serviço de rede de esgoto, foi carregado de explosivos e detonado em uma região de bastante movimento de pessoas. “O alvo não está ainda claro, mas foi perto da Embaixada da Alemanha”, afirmou o porta-voz da polícia, lembrando que o local está cercado e que as investigações continuam.

A forte detonação, que foi ouvida em vários pontos da cidade, acontece em pleno mês do Ramadã e em um horário em que as pessoas estão chegando no trabalho. Cerca de 30 veículos que circulavam pelo local sofreram com o impacto da explosão, de acordo com informações da polícia.

Nenhum grupo armado reivindicou a autoria do atentado. Na semana passada, o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, tinha pedido que todos os grupos insurgentes respeitassem a comemoração do mês sagrado e interrompessem suas ações armadas. No entanto, no domingo, os talibãs realizaram um atentado, também com carro-bomba, em um ponto de ônibus em Khost, no sudeste do país, deixando 13 mortos e oito feridos, no primeiro dia do Ramadã.

(Com EFE)
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário