Quando você compra ovos de galinha, onde os guarda?
Há quem prefira colocá-los na geladeira, mas também há quem acredite que a temperatura ambiente é melhor.
Esse assunto sempre gera polêmicas.
Para discutir o tema de forma mais aprofundada, o jornal britânico Daily Mail patrocinou uma pesquisa cientifica em busca da resposta: onde guardar os ovos?
Qual o resultado da pesquisa?
Você vai saber.
Mas antes vamos mostrar os argumentos dos dois lados.
Quem guarda na geladeira costuma organizá-los num compartimento do aparelho específico para isso, não é verdade?. E segundo o o British Egg Information Service, instituto de pesquisa especializado no assunto, esse é o lugar mais seguro para preservar os alimentos.
Quem reforça essa ideia são dois profissionais da Bristol University’s School of Veterinary Science, os doutores Rosamund Baird e Janet Corry.
Segundos eles, se os ovos já estiverem contaminados com a bactéria da salmonela, por exemplo, e forem deixados do lado de fora da geladeira, certamente as bactérias vão se multiplicar.
Pior é que, mesmo sabendo disso, nós não podemos detectar a contaminação, pois não há mudança de cor, cheiro ou até mesmo na consistência dos ovos.
Tem mais pesquisador a favor da refrigeração: os cientistas americanos da Mayo Clinic recomendam jogar fora os ovos que ficam fora da geladeira por mais de duas horas.
O outro lado
Os que conservam os ovos na temperatura ambiente acham o conselho um completo absurdo. E ainda chegam a afirmar que ovos na geladeira perdem o sabor e estragam as melhores receitas. Tim Hayward, apresentador de um programa de rádio na BBC, afirma que um ovo fresco dura sem problema algum pelo menos uma semana em temperatura ambiente. O British Egg Informatin Service contesta essa tese nos lembrando de uma informação importante: os ovos precisam estar numa temperatura constante de 20º C - e é exatamente assim que ficam na maioria dos supermercados, graças ao sistema de ar-condicionado.
E qual foi o resultado do teste patrocinado pelo Daily Mail?
O teste foi feito com dois mil ovos, que foram submetidos a temperaturas diferentes, durante um mês, para ver até onde eles mantinham a qualidade. Um lote ficou em temperatura ambiente. O outro numa geladeira comum, a uma temperatura de 6º C. Os pesquisadores investigaram a presença de bactérias, como E.coli, Staphylococcus aureus, salmonela, listeria e muitas outras. O resultado é incrível: não houve diferença entre o lote da geladeira e o da temperatura ambiente.
Ambos se mantiveram livres de bactérias.
A palavra final foi do diretor da FoodTest, que realizou o experimento: “Não existe vantagem alguma em manter os ovos refrigerados”. Mas atenção: a pesquisa foi feita em um país de clima mais ameno.
Será que em regiões tropicais, como o Brasil, o resultado seria o mesmo?
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário