Nesta segunda-feira, os monitores internacionais foram mais uma vez impedidos de chegar aos destroços por causa de combates intensos entre as forças do governo ucraniano e separatistas pró-Rússia.
Autoridades da Ucrânia anunciaram que os dados das caixas-pretas do voo MH 17 da Malaysia Airlines comprovam que o avião foi atingido por estilhaços de um míssil. O Boeing caiu no leste da Ucrânia, com 298 pessoas.
O porta-voz das forças de segurança da Ucrânia disse que os dados das caixas-pretas mostram que o Boeing da Malaysia Airlines caiu devido a uma despressurização explosiva causada pelos estilhaços de um míssil que explodiu perto do avião.
“O ataque ao avião pode vir a ser considerado um crime de guerra”. Foi o que disse, nas Nações Unidas, a alta comissária para direitos humanos, Navi Pilay.
Mas as investigações não avançam. Nesta segunda-feira, os monitores internacionais foram mais uma vez impedidos de chegar aos destroços por causa de combates intensos entre as forças do governo ucraniano e separatistas pró-Rússia.
Tropas da Ucrânia estariam cada vez mais perto do local da queda do Boeing.
Por telefone, o presidente americano Barack Obama conversou com os líderes da Alemanha, do Reino
Unido, da França e da Itália.
Os Estados Unidos e Ucrânia responsabilizam a Rússia por fornecer aos rebeldes ucranianos a arma que derrubou o Boeing. Os russos negam e acusam as tropas da Ucrânia.
"Esperamos que a União Europeia adote novas sanções essa semana", disse o conselheiro da Casa Branca, Tony Blinken. “Os Estados Unidos também vão implementar novas medidas”, completou.
O ministro de relações exteriores russo, Sergey Lavrov, negou que as punições irão prejudicar o país. Pediu que a investigação sobre a queda do avião seja conduzida de maneira imparcial, e com a participação do conselho de segurança da ONU.
A afirmação de Lavrov de que a Rússia não está envolvida em ações militares na Ucrânia contradiz informações divulgadas pelo departamento de estado americano. Imagens feitas por satélites nos últimos dias provam, segundo o governo Obama, que as tropas da Ucrânia estão sofrendo ataques vindos do lado russo da fronteira.
Segundo os americanos, foguetes disparados na sexta-feira e no sábado deixaram marcas no lugar de lançamento, na Rússia. E abriram crateras quilômetros adiante, no local de impacto em território ucraniano.
fonte:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/07/caixas-pretas-mostram-que-mh-17-foi-derrubado-por-missil-diz-ucrania.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário