sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Auditor que julgou Grêmio pede licença após supostos posts racistas

O auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) Ricardo Graiche pediu licença do cargo nesta quinta-feira, após supostos posts de cunho racista de sua autoria terem circulado nas redes sociais. Responsável por um dos cinco votos que excluíram o Grêmio da Copa do Brasil, na quarta-feira, por injúrias raciais de torcedores contra o goleiro Aranha, do Santos, o magistrado será investigado pela corregedoria do tribunal pelas postagens.

Graiche enviou um documento endereçado a Fabrício Dazzi, presidente da Comissão Disciplinar do STJD, em que pede, em forma de "antecipação", abertura de procedimento especial de inquérito e licenciamento imediato do cargo de auditor da 3ª Comissão Disciplinar, para que "o processo tenha garantida total transparência".
- Para que eu possa explicar e esclarecer todos os fatos, que em nenhum momento se revestem do manto do racismo ou da injúria racial - defendeu-se no documento.

O presidente do STJD, Caio Rocha, confirmou a instauração de uma sindicância, também por meio de uma nota. Nela, Caio Rocha diz que, caso as suspeitas se confirmem, seriam "incompatíveis, pelo menos em tese, com a conduta ilibada que a Lei exige dos membros da Justiça Desportiva".

 (Foto: Reprodução)

As imagens foram publicadas em 2012 no perfil oficial de Graiche. Em uma delas, uma criança negra aparece enrolada em um rótulo de refrigerante, seguida da pergunta: “Quer um gole?” e uma risada do auditor. Em outra postagem, ele ri de um homem negro que aparece pendurado em um poste de luz, supostamente fazendo ligações clandestinas de energia elétrica, com a inscrição #somostodosmacacos. Ele também postou uma foto da mão de um negro simulando um chocolate.

Logo após a repercussão das imagens, Graiche deletou sua conta no Facebook e apagou as publicações. De acordo com a assessoria de imprensa do STJD, o auditor não irá se pronunciar sobre o caso. Em entrevista ao GloboEsporte.com na tarde desta quinta-feira, o corregedor do STJD, Ronaldo Botelho, descarta qualquer mudança no resultado do julgamento que puniu o Grêmio. Segundo o corregedor, o material será analisado, e Graiche será ouvido para esclarecer os fatos.

- Eu preciso saber em que condições isso ocorreu, se foi ele mesmo quem postou, em que circunstâncias. A tendência é que o inquérito seja aberto, mas só posso confirmar isso depois dessa investigação - disse.
Caso o inquérito seja aberto, o corregedor terá 60 dias para concluí-lo. Caso a irregularidade seja constatada, ele oferecerá denúncia à procuradoria.

fonte:http://www.correiodoestado.com.br/esportes/auditor-que-julgou-gremio-pede-licenca-apos-supostos-posts-racistas/226491/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário