O auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) Ricardo Graiche pediu licença do cargo nesta quinta-feira, após supostos posts de cunho racista de sua autoria terem circulado nas redes sociais. Responsável por um dos cinco votos que excluíram o Grêmio da Copa do Brasil, na quarta-feira, por injúrias raciais de torcedores contra o goleiro Aranha, do Santos, o magistrado será investigado pela corregedoria do tribunal pelas postagens.
Graiche enviou um documento endereçado a Fabrício Dazzi, presidente da Comissão Disciplinar do STJD, em que pede, em forma de "antecipação", abertura de procedimento especial de inquérito e licenciamento imediato do cargo de auditor da 3ª Comissão Disciplinar, para que "o processo tenha garantida total transparência".
- Para que eu possa explicar e esclarecer todos os fatos, que em nenhum momento se revestem do manto do racismo ou da injúria racial - defendeu-se no documento.
O presidente do STJD, Caio Rocha, confirmou a instauração de uma sindicância, também por meio de uma nota. Nela, Caio Rocha diz que, caso as suspeitas se confirmem, seriam "incompatíveis, pelo menos em tese, com a conduta ilibada que a Lei exige dos membros da Justiça Desportiva".
(Foto: Reprodução)
As imagens foram publicadas em 2012 no perfil oficial de Graiche. Em uma delas, uma criança negra aparece enrolada em um rótulo de refrigerante, seguida da pergunta: “Quer um gole?” e uma risada do auditor. Em outra postagem, ele ri de um homem negro que aparece pendurado em um poste de luz, supostamente fazendo ligações clandestinas de energia elétrica, com a inscrição #somostodosmacacos. Ele também postou uma foto da mão de um negro simulando um chocolate.
Logo após a repercussão das imagens, Graiche deletou sua conta no Facebook e apagou as publicações. De acordo com a assessoria de imprensa do STJD, o auditor não irá se pronunciar sobre o caso. Em entrevista ao GloboEsporte.com na tarde desta quinta-feira, o corregedor do STJD, Ronaldo Botelho, descarta qualquer mudança no resultado do julgamento que puniu o Grêmio. Segundo o corregedor, o material será analisado, e Graiche será ouvido para esclarecer os fatos.
- Eu preciso saber em que condições isso ocorreu, se foi ele mesmo quem postou, em que circunstâncias. A tendência é que o inquérito seja aberto, mas só posso confirmar isso depois dessa investigação - disse.
Caso o inquérito seja aberto, o corregedor terá 60 dias para concluí-lo. Caso a irregularidade seja constatada, ele oferecerá denúncia à procuradoria.
fonte:http://www.correiodoestado.com.br/esportes/auditor-que-julgou-gremio-pede-licenca-apos-supostos-posts-racistas/226491/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário