terça-feira, 9 de setembro de 2014

Meteorito abre cratera de 12 metros de diâmetro na Nicarágua


O impacto de um meteorito levou centenas de moradores de Manágua, capital da Nicarágua, a abandonarem as suas casas no fim-de-semana por temores de um terramoto. O medo foi provocado por uma forte explosão ocorrida, na noite de sábado para domingo, numa área florestal nos arredores do aeroporto internacional da cidade.

Cientistas do Instituto de Geofísica (Ineter) confirmaram ao jornal local La Prensa que a explosão aconteceu em decorrência da queda de um meteorito, que abriu uma cratera de 12 metros de diâmetro e 5,5 metros de profundidade. Não houve mortos ou feridos, e os voos do aeroporto da cidade, com cerca de 1,2 milhões de habitantes, não foram afectados.

«Estamos convencidos de que foi um meteorito. Vimos a cratera provocada pelo impacto», disse Wilfried Strauch, do Ineter.

O impacto da queda foi tão forte que foi registado por instrumentos de medição de terramotos. «É possível observar duas ondas: primeiro, uma pequena onda sísmica quando o meteorito atingiu a Terra, e, depois, uma mais forte, que é o impacto do som», afirma Strauch.

Testemunhas que vivem nas imediações do local da cratera relataram ter ouvido a explosão e que areia e poeira foram soprados com o vento, que tinha o cheiro a queimado. Curiosamente, não houve relatos de traços de luz.

Autoridades nicaraguenses afirmaram ainda que um comité formado pelo governo para estudar o acontecimento concluiu tratar-se de um meteorito «relativamente pequeno», que pode ter vindo «de um asteróide que estava a passar perto da Terra».

A NASA havia dito na última semana que o asteróide baptizado de «2014 RC» passaria a cerca de 40 mil quilómetros do centro do planeta – cerca de um décimo da distância do centro da Terra à Lua. Astrónomos haviam estimado que o asteróide teria 20 metros de cumprimento, ou seja, cerca de o tamanho de uma casa. A previsão era de que o corpo celeste estivesse mais ou menos sobre a Nova Zelândia no momento em que passasse mais perto da terra, no fim do dia deste domingo.

fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=728289
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário