quinta-feira, 9 de junho de 2016

Janot: Renan, Sarney e Jucá combinavam versões e cogitavam maquiar documentos

Há indícios, segundo o procurador-geral da República, de que os peemedebistas queriam produzir falsas provas para ocultar pagamentos de propina. Esse é outro argumento apresentado no pedido de prisão contra eles, segundo jornal

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, durante julgamento de afastamento do mandato de Eduardo Cunha como deputado federal, e da presidencia da Câmara dos Deputados, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF) -

05/05/2016
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot(Charles Sholl/Futura Press/Folhapress)

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) tinham estratégias para evitar que as investigações da Lava Jato chegassem até eles. Segundo o jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira, esse foi outro argumento apresentado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no pedido de prisão contra os peemedebistas.

A ideia era costurar as defesas dos senadores e impedir que o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado colaborasse com as apurações, Renan, Jucá e Sarney também tinham a intenção de maquiar os desvios na gestão de Machado com a produção de novos documentos, segundo o jornal. Conforme revelou a edição de VEJA desta semana, Machado disse que distribuiu 60 milhões de reais em propina para peemedebistas durante os doze anos que esteve à frente da estatal, entre eles Renan, Sarney e Jucá - apenas ao ex-presidente da República, foram 19 milhões de reais. Machado também contou que guardava dinheiro no exterior para políticos, entre eles o presidente do Senado.

A base dos pedidos de prisão são as gravações dos peemedebistas feitas por Machado. Nas captações, Renan sugere mudar a lei para inibir a delação premiada, ao passo que Jucá descreve uma articulação política dele e de outros líderes para derrubar a presidente Dilma e, a partir daí, "estancar a sangria da Lava Jato".

Além dos senadores, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) também foi alvo do pedido de prisão feito por Janot. Embora esteja afastado da presidência da Casa e de seu mandato parlamentar, o peemedebista continua tentando interferir na Lava Jato, bem como nas comissões da Câmara, de acordo com o procurador-geral.
(Da redação)

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário