sexta-feira, 10 de junho de 2016

Mamíferos já existiam muito antes da extinção dos dinossauros

Purgatorius unio é um dos mamíferos que viviam com dinossauros

Estudo conduzido pelas universidades de Chicago e Southampton (EUA) identificou centenas de fósseis de dentes de mamíferos que viveram entre 10 e 20 milhões de anos antes da extinção dos dinossauros.

Isso contraria a linha de tempo tradicional, que indica que foi a extinção dos dinossauros, há 66 milhões de anos, que permitiu aos mamíferos se desenvolverem.

“A visão tradicional mostra que mamíferos eram oprimidos pelo sucesso dos dinossauros, e que não se desenvolveram até depois da extinção dos dinossauros”, afirma um dos autores do estudo, Elis Newham.

Mas a pesquisa revela que o grande número de fósseis de mamíferos encontrados, incluindo ungulados (com cascos, como antílopes) do tamanho de cães, mostram maior diversidade de espécies mamíferas do que pensado inicialmente.

Outra conclusão é que, longe de terem tirado vantagem da extinção dos dinossauros, esses mamíferos também teriam sofrido muito com o impacto do asteroide que acabou com mais da metade da vida na Terra.

O autor principal do trabalho, David Grossnickle, diz: “Os tipos de sobreviventes que conseguiram chegar ao fim da extinção que aconteceu 66 milhões de anos atrás podem ser indicativos dos que vão sobreviver aos próximos cem ou mil anos”. [BBC]

por Juliana Blume
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário