segunda-feira, 11 de julho de 2016

Procuradoria quer que Eduardo Cunha devolva 300 milhões de reais ao estado


Requerimento tem como base supostos desvios de recursos cometidos pelo deputado federal


Eduardo Cunha no dia da renúncia à presidência da Câmara dos Deputados(José Cruz/AFP)

O deputado federal Eduardo Cunha, que renunciou na semana que passou à presidência da Câmara, terá que devolver 298,8 milhões de reais aos cofres públicos. O pedido foi apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, e tem como base o suposto envolvimento de Cunha no esquema de corrupção investigado na Operação Lava-Jato, com o igualmente suposto desvio de recursos públicos.

São três denúncias contra o deputado no Supremo, das quais duas já foram aceitas, o que significa que ele já se tornou réu. O valor de quase 300 milhões de reais tem como base a soma do que é requerido em cada uma das três denúncias, em que ele é acusado de crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.

O maior valor, de 80 milhões de dólares (cerca de 264 milhões de reais), refere-se à denúncia de desvio de recursos em que ele teria supostamente agido para viabilizar contratos de navios-sonda com a Petrobras.

A defesa do deputado nega que ele tenha recebido vantagens ou recursos indevidos e diz que ele é perseguido pela PGR.

(Da Redação)
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário