sexta-feira, 25 de maio de 2018

Delúbio se entrega à Polícia Federal em São Paulo

A defesa informou que o juiz Sérgio Moro autorizou que o petista comece a cumprir em Brasília sua pena de 6 anos de prisão por lavagem de dinheiro, na Operação Lava Jato

Ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares foi condenado em segunda instância

São Paulo - O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares se apresentou, na tarde desta quinta-feira, à Polícia Federal em São Paulo. O petista deve passar a noite na sede da PF e ir para Brasília na sexta-feira.

A defesa informou que o juiz Sérgio Moro autorizou que o petista comece a cumprir em Brasília sua pena de 6 anos de prisão por lavagem de dinheiro, na Operação Lava Jato. Segundo o advogado Pedro Paulo Guerra de Medeiros, que defende Delúbio, a decisão de Moro permite que o ex-tesoureiro fique em Brasília enquanto a juíza de execução penal da 12.ª Vara Federal de Curitiba analisa o pedido para que o petista cumpra pena definitivamente na capital. A defesa alega que Delúbio tem família no Distrito Federal.

O petista teve prisão decretada pelo juiz Moro na quarta-feira, 23. Na tarde de quarta, o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) negou os embargos de declaração, um recurso decisivo, do ex-tesoureiro, do operador Enivaldo Quadrado, do economista Luiz Carlos Casante e do empresário Natalino Bertin.


Ao final do voto, o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator, determinou "o início do cumprimento das penas por estarem esgotados os recursos em segundo grau".

Delúbio já havia sido condenado no escândalo no mensalão. O ex-tesoureiro pegou 6 anos e 8 meses de prisão no regime semiaberto por corrupção ativa e foi preso em novembro de 2013. Menos de um ano depois, em setembro de 2014, ele passou para o regime aberto.

O processo da Lava Jato é um desdobramento do polêmico empréstimo de R$ 12 milhões tomado pelo pecuarista José Carlos Bumlai junto ao Banco Schahin, em outubro de 2004. O dinheiro era destinado ao PT, segundo a força-tarefa da Lava Jato.

Em março, o TRF-4 julgou a apelação criminal de Ronan Maria Pinto, Natalino Bertin, Enivaldo Quadrado, Delúbio Soares e Luiz Carlos Casante. Eles tiveram as condenações por lavagem de dinheiro confirmadas pela 8.ª Turma.

Apenas Ronan teve a condenação em 5 anos mantida pela Corte, os demais tiveram a pena aumentada "com base na culpabilidade negativa, ou seja, no fato de os réus terem condições sociais e intelectuais de reconhecer e resistir à prática do ilícito e, ainda assim, praticá-lo".

A turma manteve a absolvição do jornalista Breno Altman e do executivo Sandro Tordin também denunciados neste processo por lavagem de dinheiro.

Como ficaram as penas na apelação:

Luiz Carlos Casante: lavagem de dinheiro. A pena passou de 4 anos e 6 meses para 5 anos de reclusão, em regime inicial fechado;

Ronan Maria Pinto: lavagem de dinheiro. A pena foi mantida em 5 anos de reclusão em regime inicial fechado;

Enivaldo Quadrado: lavagem de dinheiro. A pena passou de 5 anos para 6 anos de reclusão em regime inicial fechado;

Delúbio Soares de Castro: lavagem de dinheiro. A pena passou de 5 anos para 6 anos de reclusão, em regime inicial fechado;

Natalino Bertin: lavagem de dinheiro. A pena passou de 4 anos para 4 anos e dois meses de reclusão, em regime inicial semiaberto.

Defesas
Em nota, o advogado Pedro Paulo de Medeiros, que defende Delúbio Soares, afirmou: "A defesa de Delúbio Soares reafirma que ele nunca pediu ou anuiu que fosse feito qualquer empréstimo pelo Banco Schain ao PT ou a qualquer outra pessoa. Até poderia ter feito em nome do PT, sem qualquer impedimento, mas não o fez. Os próprios donos do Banco afirmaram isso em Juízo. Provará que é inocente perante os Tribunais Superiores, onde espera ser julgado com isenção e imparcialidade, o que infelizmente não tem ocorrido. É um risco para toda a sociedade se condenar por presunção. Em nenhum momento se indicou no processo algum ato de Delúbio para 'lavar dinheiro', apenas se presumiu que ele 'deveria saber' que houve lavagem de dinheiro. A Constituição prevê que, na dúvida, a presunção é em favor do cidadão, mas os tempos atuais são outros, infelizmente há uma absurda inversão dessa regra. Até mesmo considerá-lo reincidente por um fato acontecido antes do processo do Mensalão se fez, para prejudicá-lo. Apesar de tudo isso, segue confiante na Justiça brasileira, que há de reparar essas injustiças o quanto antes, não permitindo que se submeta a uma pena ilegal em regime fechado.

A defesa de Ronan Maria Pinto afirmou que vai "analisar a íntegra da decisão do TRF-4; e somente então poderão ser decididos os próximos passos da defesa que, de qualquer forma, continuará buscando provar o não envolvimento de Ronan Maria Pinto.

fonte
imagem
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Toffoli suspende lei aprovada na Assembleia do Rio que limita prisão provisória

Autora do processo, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entende que, na prática, a lei criou um prazo máximo para a prisão preventiva, limite que só poderia ser imposto pelo legislador federal

Rio - O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a eficácia de uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que impôs o limite de 180 dias para o tempo de permanência de presos provisórios no Sistema Penitenciário Estadual. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, em ação apresentada ontem ao Supremo.

Autora do processo, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entende que, na prática, a lei criou um prazo máximo para a prisão preventiva, limite que só poderia ser imposto pelo legislador federal. Além de alegar a incompetência da Assembleia do Rio para fazer a mudança, a AMB criticou a motivação da norma e seus propósitos. Para impor a alteração, aprovada no início do ano, os deputados chamaram a justiça de lenta para analisar casos de presos provisórios.

Na ação, a associação assinala que a lei chegou a ser impugnada pelo governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB), cujo veto, no entanto, foi derrubado pelos deputados estaduais. "Tudo levando a crer que teria legislado em proveito de alguns membros da Assembleia que já estão cumprindo ordem de prisão de natureza provisória ou que poderão, em breve, estar submetidos a ordem dessa natureza", diz o advogado da AMB, Alberto Pavie Ribeiro.

Apesar de não citar nomes, três nomes da Alerj tiveram a prisão preventiva decretada em novembro do ano passado, sendo eles o presidente da Assembleia, Jorge Picciani (MDB), e os deputados Paulo Melo (MDB) e Edson Albertassi (MDB), pela Operação Cadeia Velha. Por questão de saúde, Picciani está em casa, mas os dois outros parlamentares continuam presos.

A lei aprovada pela Alerj ainda determina que, finalizado o prazo de 180 dias, o preso deverá ser apresentado e entregue ao Juízo da Vara de Execuções Penais. O juiz, no caso, pode levar o investigado às carceragens existentes no Tribunal de Justiça. Os legisladores também definiram que a justiça não pode decretar nova prisão preventiva pela mesma razão da primeira ordem.

A AMB, no pedido, destaca que estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2017, exibiu que o prazo médio da duração das prisões provisórias no Estado do Rio de Janeiro alcança 375 dias "Somente no Estado de Rondônia o prazo seria inferior à 180 dias", afirma.

Em sua decisão, Toffoli destaca que a lei federal não apresenta nenhum tipo de limite para a prisão provisória. Para o ministro, além de invadir a competência da União, a lei afrontou à norma federal. O ministro ainda determinou que sua decisão seja referendada pelo plenário da Corte.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Urano tem cheiro de pum


Os piadistas de plantão acabam de receber uma ótima notícia da ciência: um novo estudo acabou de comprovar que Urano está cercado por uma nuvem nociva de pum. Isso mesmo: esse gigante de gelo é dominado pelo cheiro de amônia e sulfeto de hidrogênio, como os cientistas já imaginavam há um ano, mas ainda não tinham comprovado. O sulfeto de hidrogênio dá a ovos podres seu mau cheiro, mas também está associado ao odor das flatulências humanas.

Os autores do novo estudo examinaram a luz solar refletida em Urano, capturada pelo telescópio Gemini North, de 8 metros, que fica no Havaí. Os cientistas determinaram que tipos de moléculas estavam dentro da atmosfera examinando a luz refletida no infravermelho. Compostos diferentes absorvem e liberam diferentes comprimentos de onda, criando uma assinatura distinta e identificável.

O grupo diz que eles mal conseguiram detectar as assinaturas que procuravam: foi preciso um telescópio tão sensível quanto o Gemini e as condições claras e perfeitas do lugar onde ele se encontra, na montanha Mauna Kea, no Havaí. Mesmo que ninguém nunca tenha sentido o cheiro de Urano, os cientistas agora podem dizer com certeza quais moléculas o compõem.

“Agora, graças aos melhores dados da linha de absorção de sulfeto de hidrogênio e aos maravilhosos espectros do Gemini, temos a impressão digital do culpado”, brinca o autor do estudo Patrick Irwin, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

“Este trabalho é um uso surpreendentemente inovador de um instrumento originalmente projetado para estudar os ambientes explosivos em torno de enormes buracos negros nos centros de galáxias distantes”, diz Chris Davis, da Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos, um dos principais financiadores do telescópio Gemini. “Usar o NIFS para resolver um mistério de longa data em nosso próprio Sistema Solar é uma extensão poderosa de seu uso”, acrescenta.

Mas não é preciso se preocupar com o risco de estar em um planeta com um cheiro insuportável em suas nuvens: caso nós chegássemos lá, estaríamos mortos muito antes do cheiro ser um problema. “Se um humano infeliz descesse pelas nuvens de Urano, ele seria confrontado com condições muito desagradáveis ​​e odiosas”, aponta Irwin. “Sufocamento e exposição na atmosfera negativa de 200 graus Celsius, feita principalmente de hidrogênio, hélio e metano, cobrariam seu preço muito antes do cheiro”.

Formação dos planetas
Mas Irwin e seus colegas não estavam procurando fazer a melhor piada de pum do sistema solar. Os cientistas se preocupam com a composição de todos os nossos planetas e planetóides, porque eles podem nos ajudar a entender como os planetas evoluem. Por exemplo, as novas descobertas de sulfeto de hidrogênio no alto das nuvens de Urano mostram uma diferença marcante em relação a Júpiter e Saturno. Nesses planetas, o gelo de amônia é muito mais comum nas nuvens superiores. Enquanto todos os quatro mundos são considerados “gigantes gasosos”, Urano e Netuno pertencem a uma subcategoria chamada “gigantes de gelo”, com propriedades físicas diferentes.

Leigh Fletcher, membro da equipe de pesquisa da Universidade de Leicester, no Reino Unido, acrescenta que as diferenças entre as nuvens dos gigantes gasosos (Júpiter e Saturno), e os gigantes do gelo (Urano e Netuno), provavelmente surgiram durante o nascimento desses mundos. “Durante a formação do nosso Sistema Solar, o equilíbrio entre o nitrogênio e o enxofre (e, portanto, a amônia e o sulfeto de hidrogênio recém-detectado em Urano) foi determinado pela temperatura e localização da formação do planeta.”

Outro fator na formação inicial de Urano é a forte evidência de que os planetas gigantes do nosso Sistema Solar provavelmente migraram de onde eles inicialmente se formaram. Portanto, confirmar esta informação de composição é inestimável na compreensão do local de nascimento, evolução e da migrações planetárias de Urano.

De acordo com Fletcher, quando uma nuvem se forma por condensação, ela bloqueia o gás formador de nuvens em um reservatório interno profundo, escondido sob os níveis que normalmente podemos ver com nossos telescópios. “Apenas uma pequena quantidade permanece acima das nuvens como um vapor saturado. É por isso que é tão desafiador capturar as assinaturas de amônia e sulfeto de hidrogênio acima das nuvens de Urano. As capacidades superiores de Gemini finalmente nos deram essa chance”, conclui.

Não é de surpreender que os planetas sejam diferentes. Isso sugere que eles se formaram em diferentes temperaturas e em diferentes locais, o que significa que diferentes “blocos de construção” estavam disponíveis. Mas a questão sobre o que fez Júpiter se transformar em Júpiter e o que fez Urano tão fedido faz parte de uma linha maior de investigação: que condições determinam o destino de um planeta? Como a formação de um sistema solar padrão é abalada? O que é normal? O que é rarefeito? Todas estas perguntas se juntam a aquelas que estamos fazendo há muito tempo: quão comuns são os planetas como o nosso, e quão comum é eles terem as condições perfeitas para a vida como a conhecemos? [Popular Science, Eurekalert]

por Jéssica Maes
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Este gelo é quase tão quente quanto o sol e agora cientistas conseguiram criá-lo aqui na Terra

Imagem do experimento de alta pressão a laser usado para produzir gelo superiônico

Pela primeira vez, cientistas conseguiram criar gelo superiônico em laboratório.

Além de ser sólido e líquido ao mesmo tempo e 60 vezes mais denso que o gelo comum, ele se forma a temperaturas quase tão quentes quanto a superfície do sol.

Acredita-se que essa forma de gelo de alta pressão exista no interior de Urano e Netuno. Até agora, sua existência era apenas teórica.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na prestigiada revista Nature Physics.

O bizarro gelo
Segundo o principal autor do estudo, Marius Millot, físico do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia (EUA), o novo trabalho fornece evidências experimentais do gelo superiônico, previsto pela primeira vez há 30 anos.

Ele é muito mais denso que o gelo comum porque se forma apenas sob calor e pressão extremos, como as condições encontradas dentro de planetas gigantes.

Além disso, durante a fase superiônica, o hidrogênio e o oxigênio dentro das moléculas de água se comportam de forma bizarra; os íons de hidrogênio se movem como líquido, dentro de uma rede cristalina sólida de oxigênio.

Fazer o gelo, então, não é uma tarefa nada simples.

O método
Para alcançar o feito, a equipe primeiro comprimiu água em um gelo cúbico ultracongelado e cristalino – uma forma cristalina diferente daquela que vemos em cubos de gelo comuns.

Os pesquisadores aplicaram então 2,5 gigabits por polegada quadrada (GPa) de pressão no gelo, o que é equivalente a cerca de 25.000 vezes a pressão atmosférica na Terra. Em seguida, aqueceram e comprimiram ainda mais o material, usando choques a laser. Cada estrutura de gelo recebeu até seis raios laser de mais de 100 vezes essa alta pressão.

Esse método permitiu que os pesquisadores acessassem estados mais frios em alta pressão do que em estudos anteriores de compressão por choque.

Assim que o gelo superiônico ficou pronto, a equipe precisou analisar suas propriedades óticas e termodinâmicas muito rápido: eles tinham apenas 10 a 20 nanossegundos para realizar esse trabalho, antes que as ondas de pressão liberassem a compressão e a água se dissolvesse.

Sucesso
Os resultados foram bizarros. Os cientistas descobriram que o gelo derrete a extraordinários 4.725 graus Celsius a 200 GPa de pressão. Essa pressão é cerca de 2 milhões de vezes a pressão atmosférica na Terra.

“É espantoso que o gelo esteja presente em milhares de graus dentro desses planetas, mas é o que os experimentos mostram”, disse Raymond Jeanloz, físico planetário da Universidade da Califórnia (EUA) e um dos autores do estudo.

Ciência planetária
As descobertas podem nos oferecer um insight sobre o interior de planetas como Urano e Netuno. Estudos anteriores sugeriram que estes planetas tinham núcleos “totalmente fluidos”, mas a adição de gelo superiônico muda essa imagem.

A nova pesquisa propõe que o interior de tais mundos seja formado por uma camada fluida relativamente fina e um grande “manto” de gelo superiônico.

Essa ideia inclusive confirmaria uma simulação de computador realizada há uma década para tentar explicar os estranhos campos magnéticos de Urano e Netuno. O campo magnético de Urano está inclinado a 59 graus do eixo do planeta. Os polos magnéticos de Netuno têm uma inclinação de aproximadamente 47 graus. Isso é extremo em comparação com a Terra, que tem uma inclinação de apenas 11 graus. Seus campos magnéticos também podem se comportar de maneira diferente; por exemplo, o campo de Urano parece “ligar e desligar” como um estroboscópio.

Felizmente, a NASA está propondo uma sonda para estudar Urano e/ou Netuno nas próximas décadas, o que pode elucidar se a hipótese levantada pelo estudo está correta. [LiveScience]

por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Bizarro: dois linces gritam um com o outro


Se você não faz ideia de como um lince descontente soa, é só assistir ao vídeo abaixo.



Os sons parecem seres humanos se lamentando, mas, de acordo com Edward Trist, o homem que fez a filmagem, ela não foi alterada.

É exatamente isso que ele ouviu enquanto caminhava com sua namorada e sua filha até o Lago Avery, em Ontário, no Canadá, para pescar.

O trio se deparou com a rara visão e parou um tempo para observar a cena. Conforme Trist contou para o portal Global News, os dois felinos fizeram esses estranhos sons durante a maior parte do tempo, vez ou outra parecendo quase dar cabeçadas um no outro. Em certo ponto, um deles chega a dar uma patada no outro.

Um trevo de quatro folhas
A cena é de fato rara porque o lince é um animal solitário que habita remotas florestas do norte da América do Norte, Europa e Ásia. Sua pele grossa é o que os mantém aquecidos durante os invernos frios desses locais.

Esses gatos furtivos evitam humanos e caçam à noite. Existem várias espécies, sendo que as europeias e asiáticas são tipicamente maiores do que o lince do Canadá.


Todos esses felinos são caçadores habilidosos com ótima audição – os tufos nas suas orelhas são aparelhos auditivos. Também possuem uma visão incrível: um lince consegue avistar um rato a 75 metros de distância. [BoingBoing, NatGeo]

fonte
por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

terça-feira, 22 de maio de 2018

Como este grupo de babuínos executou um plano brilhante para fugir do laboratório de pesquisas


Usando apenas um barril, quatro babuínos se libertaram de uma instalação de pesquisa por cerca de meia hora, até serem recapturados e devolvidos ao Instituto de Pesquisa Biomédica do Texas (IPBT), nos EUA.

O IPBT possui cerca de 2.500 animais, incluindo 1.100 babuínos. Os animais são geralmente usados para testar vacinas e remédios.

Quando escaparam, testemunhas se mostraram preocupadas de que os primatas estivessem carregando doenças infecciosas. Um comunicado de imprensa do IPBT afirmou que os babuínos não estavam infectados.

A vice-presidente de comunicação do Instituto, Lisa Cruz, disse que esses babuínos em particular não estavam sendo usados para estudo. “Os babuínos do curral estão em espera. São normalmente usados para reprodução ou aguardam até sabermos para que tipo de estudo eles podem ser usados”.

A instalação
Os animais são mantidos em um grande recinto ao ar livre, cheio de tubos de concreto e estruturas de escalada.

Seis a oito meses atrás, os pesquisadores adicionaram ao local barris azuis cheios de grãos para que os animais pudessem rolá-los a fim de conseguir comida, um esforço para imitar o ambiente natural na qual os babuínos teriam que procurar por alimento.

Este “curral” tem paredes inclinadas para dentro, que impedem a fuga dos animais desde que foi construído, há cerca de 35 anos.

No último sábado (14), no entanto, um babuíno aprendeu a colocar um barril na vertical e usá-lo para chegar ao topo da parede. Depois, outros três babuínos viram e fizeram o mesmo.

Este vídeo mostra como é o recinto:



O incidente
Quatro babuínos escalaram a parede, mas um retornou por sua própria vontade. Os três restantes foram apreendidos por membros da equipe de cuidados com animais do IPBT, usando roupas e máscaras de proteção.

Esses animais são muito inteligentes. “Nós realmente não sabemos como [o barril] se levantou, mas de alguma forma aconteceu de estar no lugar certo perto o suficiente da parede do recinto para que o babuíno fosse capaz de pular. É a sua inclinação natural chegar ao próximo ponto mais alto”, disse Cruz, comentando sobre a habilidade de escalada dos babuínos.

Por enquanto, os barris foram removidos.

Cruz explica que os babuínos ainda têm algumas estruturas de escalada, e que o IPBT está “sempre procurando maneiras de melhorar o ambiente para os animais”. [Gizmodo]

fonte
por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Ninguém sabe como estes répteis não envenenam a si mesmos com seu sangue verde


Certos lagartos da Nova Guiné não possuem sangue da cor com a qual estamos acostumados, ou seja, vermelho.

Quando perdem suas caudas, escorrem um líquido viscoso de um tom verde virulento. Aliás, seus ossos, línguas, músculos e membranas mucosas também têm essa cor.

A substância responsável pelo fenômeno é tóxica em quantidades tão grandes em outros animais, o que fez os cientistas se perguntarem: por que não mata esses répteis?

Um estudo americano está tentando responder à questão.

O mistério
A cor vermelha do sangue da maioria dos animais vem do pigmento portador de oxigênio nos glóbulos vermelhos, chamado hemoglobina.

Já a cor verde do sangue dos lagartos na Nova Guiné vem de uma espécie de pigmento biliar chamado biliverdina. Ele é formado quando os glóbulos vermelhos se quebram e é retido no plasma que compõe a maior parte do sangue. Em grandes quantidades, mascara completamente a cor vermelha da hemoglobina.

Seres humanos e outros animais produzem biliverdina também, mas nós a excretamos no intestino, onde ela é eliminada antes de se acumular em níveis tóxicos.

No nosso corpo, a biliverdina provoca icterícia em concentrações 40 vezes menores do que as encontradas nos lagartos de sangue verde, mas eles não parecem sofrer efeitos nocivos.

Em alguns peixes com sangue verde, a biliverdina está fortemente ligada a uma proteína transportadora que a inativa e impede sua eliminação do corpo, mas os répteis não utilizam esse mecanismo.

Qual a razão do sangue verde?
Os cientistas propuseram várias razões para explicar porque ter tanta biliverdina pode ser benéfico para esses animais. Por exemplo, a substância pode fazer mal a predadores ou servir como camuflagem.

A maioria dessas hipóteses já se provou falsa. Testes de alimentação usando aves e cobras nativas da Nova Guiné sugeriram que os répteis são perfeitamente comestíveis, mesmo com a biliverdina.

Uma explicação mais plausível é que a substância pode ajudar a controlar a proliferação de parasitas do sangue, como a malária, predominante na região e debilitante em lagartos.

Trabalhos experimentais mais recentes em outros animais sugeriram que os pigmentos biliares, incluindo a biliverdina, podem atuar como antioxidantes, protegendo o corpo de moléculas prejudiciais conhecidas como radicais livres e possuindo um importante efeito anti-inflamatório.

Evolução do sangue verde
Outra maneira de entender como e por que o sangue verde evoluiu é comparar esses animais aos seus parentes próximos com sangue vermelho.

Isso é um desafio, pois esses répteis estão entre as famílias mais diversas de lagartos, e os de sangue verde vêm de um conjunto relativamente pouco estudado em uma parte remota do mundo.

Na verdade, nem se sabia ao certo se todas as cinco espécies de lagartos de sangue verde, que haviam sido colocados no mesmo gênero Prasinohaema (em grego, “sangue verde”), eram realmente os parentes mais próximos um do outro. O sangue bizarro parece ser a única característica que eles compartilham.

Se todos fossem realmente intimamente relacionados, então a evolução do sangue verde teria sido um evento único, o que tornaria difícil escolher entre múltiplas causas possíveis e saber como elas se aplicam a outros organismos com sangue verde.

Diversidade
A nova pesquisa conduzida por cientistas da Universidade Estadual de Louisiana, nos EUA, mostrou definitivamente que esses lagartos não são um grupo estreitamente relacionado.

Para fazer isso, eles construíram uma árvore evolutiva altamente robusta de mais de 50 espécies de lagartos da Australásia usando milhares de marcadores genéticos compartilhados pelos animais.

Isso revelou que a característica incomum do sangue verde evoluiu pelo menos quatro vezes de forma independente, e todas as espécies relacionadas com sangue normal que compartilham um ancestral comum com espécies de sangue verde também são encontradas apenas na Nova Guiné.

Para entender completamente como os lagartos de sangue verde desenvolveram essa condição bizarra, precisamos de estudos mais detalhados sobre as mutações genéticas específicas responsáveis pelo fenômeno.

Sangue verde: qual a sua importância?
Agora que sabemos que o sangue verde evoluiu independentemente repetidamente, os cientistas têm mais ferramentas para desvendar as razões por trás disso.

A descoberta sugere que há de fato uma vantagem adaptativa subjacente para a retenção de altos níveis de biliverdina, já que seria extremamente improvável que uma condição tão incomum evoluísse várias vezes por acaso.

Esta conclusão é animadora, em parte porque revela quão pouco sabemos sobre a surpreendente diversidade da vida e suas peculiaridades, e em parte pelo que podemos desvendar sobre a biliverdina.

A substância parece desempenhar um papel importante em alguns problemas humanos envolvendo inflamação, incluindo choque séptico e cicatrização de feridas, e a compreensão do papel que exerce no sangue dos lagartos pode ter benefícios muito diretos para nós.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista Science Advances. [ScienceAlert]

por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

sábado, 19 de maio de 2018

Futebol de Everton Ribeiro renasce no Flamengo

Autor dos gols da vitória sobre o Emelec, atacante supera má fase, curte classificação às oitavas da Libertadores e chegada de seu primeiro filho

Há quase um ano no Fla, Everton Ribeiro superou má fase e já é uma das referências do time na luta pelo título da Liberta - Gilvan de Souza/ Flamengo

Rio - A noite especial, com dois gols diante do Emelec, serviu para Everton Ribeiro homenagear o filho, Augusto, que nasceu prematuro na última sexta-feira, e celebrar o seu renascimento no Flamengo. Perto de completar um ano de clube, o jogador, enfim, vem conseguindo emendar uma boa sequência e passou a ser uma das referências do time que garantiu a classificação ao mata-mata da Libertadores após oito anos.

Eleito craque do Brasileirão duas vezes (2013 e 2014 pelo Cruzeiro), Everton Ribeiro sofreu muito para se readaptar ao futebol brasileiro após passagem pelo Al Ahli, dos Emirados Árabes. Em 2017, foram 40 jogos, sete gols e muita irregularidade no Flamengo. A expectativa era a de que, com a pré-temporada, esse panorama mudasse, mas demorou. O meia chegou até a ficar no banco, mas finalmente se encontrou.

Com a nova forma de jogar com o técnico interino Mauricio Barbieri, Everton Ribeiro voltou a atuar mais pelo lado direito, onde se destacou no Cruzeiro, e a boa fase começou. Primeiro vieram atuações convincentes, depois a regularidade e, agora, começa a mostrar o seu faro de artilheiro: fez um golaço no jogo com o Internacional e dois contra o Emelec.

"Acho que é o meu melhor momento no Flamengo. A equipe está arrumada, coletivamente está jogando bem. Meu crescimento vem pelo desempenho do time. Todos mais próximos em campo. Isso ajuda a aparecer o individual", analisou.

A fase é tão boa que nem mesmo as dificuldades que Everton Ribeiro passou nas últimas duas semanas atrapalharam. Com sua mulher, Marília, internada, ele praticamente dormiu no hospital todos os dias em que esteve no Rio. Tudo foi recompensado com o nascimento de Augusto na sexta-feira. Prematuro, o menino ainda ficará mais alguns dias internado, mas está bem e já pôde "assistir" ao primeiro show do pai com a camisa rubro-negra.

"Foi uma noite inesquecível. Meu filho veio numa hora que não esperávamos, mas está indo bem. Esse jogo foi para coroar este momento que vivo", afirmou Everton.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Preso é internado após engolir cinco celulares

Após passar mal na unidade prisional, Riverson Costa Fernandes confessou que aproveitou a saída do Dia das Mães e ingeriu os aparelhos

Raio-x confirmou a presença dos telefones no corpo do preso - Divulgação/Samu

Belo Horizonte - Um detento do presídio de Formiga, no centro-oeste de Minas, precisou ser levado nesta quinta-feira para um hospital de Belo Horizonte para um atendimento de emergência por um motivo inusitado. Após passar mal na unidade prisional, Riverson Costa Fernandes, de 31 anos, confessou que aproveitou a saída do Dia das Mães no último final de semana e engoliu cinco celulares. Como voltou à cadeia e não conseguiu expelir os aparelhos, pediu ajuda médica.

Um raio-X feito numa Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade confirmou a presença dos telefones no corpo do preso. "Com o exame, conseguimos ver os aparelhos no estômago dele", explicou o médico Vladimir Moreira, que fez o atendimento ao detento na UPA.

Devido à gravidade do caso, Fernandes teve de ser transferido para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS), na capital, onde permanece internado. O detento reclamava de dores abdominais e náuseas, apresentando ainda quadro de vômito. Ele contou que, além dos celulares, engoliu também dois carregadores

Transferência
Dois agentes e um médico acompanharam o preso na ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Formiga até o hospital em Belo Horizonte, a quase 200 quilômetros de distância

A Secretaria de Estado de Administração Prisional informou que a transferência aconteceu porque "as unidades locais de saúde não conseguiram realizar os procedimentos necessários". E que o preso está "sob escolta aguardando o procedimento médico devido"

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Avião com mais de cem pessoas a bordo cai ao decolar em Havana

Os três sobreviventes do desastre são mulheres, que estão hospitalizadas em estado grave, informou o jornal cubano Granma

O Boeing 737 operado pela Cubana de Aviacion caiu perto do aeroporto internacional, informou a agência estatal Prensa Latina - Adalberto Roque/ AFP

Havana - Os três sobreviventes da queda de um avião comercial em Havana são mulheres, segundo a imprensa oficial cubana. Um homem também chegou a ser socorrido ao hospital Calixto García, mas não resistiu. As sobreviventes estão em estado crítico.

Por volta de meio-dia desta sexta-feira, um Boeing 737 operado pela companhia aérea Cubana de Aviación caiu após a decolagem do Aeroporto Internacional de Havana com mais de cem passageiros a bordo, segundo a imprensa oficial. A última informação divulgada pelo jornal Granma é de que os passageiros e a tripulação totalizavam 105 pessoas. Mais cedo, o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, havia falado em 104 passageiros e 9 tripulantes, o que totalizaria 113 a bordo.

O destino do voo era a cidade de Holguín, no leste da ilha.

Moradores informaram que o avião deu uma volta para retornar ao aeroporto e colidiu com cabos de eletricidade, segundo a cobertura do jornal Granma.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, esteve no local de acidente. Ele havia informado, anteriormente, que o avião transportava 104 passageiros e nove tripulantes.

"Ocorreu um lamentável acidente de avião. As notícias não são alentadoras, parece que há um alto número de vítimas", afirmou Díaz-Canel ao chegar no local.

Ainda segundo informações oficiais do jornal Granma, o avião havia sido alugado pela companhia cubana de aviação da companhia mexicana Global (Aerolíneas Damojh). Os passageiros e a tripulação eram estrangeiros. Havia um bebê com menos de dois anos e quatro crianças.

Uma espessa fumaça era vista perto do aeroporto, disseram as fontes.

* Com informações da AFP
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Pena de José Dirceu começará a ser cumprida em cela coletiva na Papuda

© Foto: Givaldo Barbosa/O Globo José Dirceu

O ex-ministro José Dirceu vai cumprir os primeiros dias da pena de 30 anos e nove meses à qual foi condenado no Complexo Penitenciário da Papuda, em uma cela coletiva. Ele se entregou nesta sexta-feira (18) pouco antes das 15h no presídio, após fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), em Brasília.

Dirceu ficará recolhido no Bloco 5 do Complexo de Detenção Provisória (CPD) da Papuda, destinado a pessoas com ensino superior, idosos, políticos e ex-policiais. A cela onde ele vai permanecer tem 30 metros quadrados e possui camas do tipo beliche, chuveiro e vaso sanitário. O ex-ministro tinha até as 17h de hoje para se apresentar à Polícia Federal (PF) por determinação da juíza substituta de Sérgio Moro na 13ª Vara Federal em Curitiba, Gabriela Hardt.

Segundo a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe), o ex-ministro terá direito, assim como os demais custodiados no presídio, a duas horas de banho de sol e quatro refeições diárias, como café da manhã, almoço, jantar e lanche noturno. A secretaria de segurança pública do DF não informou quantas pessoas dividem a cela com José Dirceu.

O recolhimento do ex- ministro na Papuda foi determinado pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Segundo o advogado Roberto Podval, a expectativa da defesa é de que a pena seja cumprida em Brasília pelo menos nos primeiros dias. A decisão judicial previa que ele ficasse preso no Complexo Médico Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR).

Um dos principais quadros do PT, Dirceu foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 20 anos e 10 meses de prisão em maio de 2016. Em setembro do ano passado, o TRF4 aumentou a pena para 30 anos e nove meses. A pena foi agravada devido ao fato de o ex-ministro já ter sido condenado por corrupção na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

fonte
por Paulo Victor Chagas e Pedro Peduzzi - Repórteres da Agência Brasil
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Mais três vítimas de desabamento são identificadas e polícia encerra teste

© Veja SP Bombeiros continuam com os trabalhos de busca por possíveis vítimas do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida

Mais três vítimas do desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, no 1º de maio no centro de São Paulo, foram identificadas nesta sexta-feira (18), por peritos. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), material genético de Selma Almeida da Silva, de 40 anos, Alexandre de Menezes, de 40, e Walmir Sousa Santos, de 47, foram confirmados entre os remanescentes humanos encontrados nos escombros.

Com isso, ao todo foram identificadas sete vítimas do incêndio e queda do prédio nas imediações do Largo do Paiçandu. A confirmação desta sexta foi possível por meio de testes de DNA e contou com auxílio do Instituto de Criminalística de Brasília, que colheu material genético de Santos. Além deles, já haviam sido identificados os gêmeos Wendel e Werner da Silva Saldanha, de 10, Francisco Lemos Dantas, de 56, e Ricardo Oliveira Galvão Pinheiro, de 39.

A SSP informou que o Corpo de Bombeiros encerrou os trabalhos de buscas no último domingo (13). “Desde o dia 1º de maio, a equipe de bombeiros atuou 24 horas por dia no incêndio que causou o desabamento do edifício de 22 pavimentos. Foram 1.700 profissionais dedicados durante 13 dias consecutivos.”

A pasta da Segurança informou ainda que as investigações sobre o desabamento continuam ocorrendo pelo 3º Distrito Policial (Campos Elíseos). Por determinação do secretário Mágino Alves Barbosa Filho, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) instaurou um inquérito para apurar cobranças de aluguéis em ocupações irregulares. “Diligências seguem em andamento e mais detalhes não serão passados para não prejudicar o trabalho policial.”

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Adolescente suspeito de matar 10 em escola usou arma do pai, diz governador do Texas


O adolescente de 17 anos que matou pelo menos 10 pessoas a tiros e deixou outras 10 feridas em uma escola no Texas usou a arma do pai para realizar o ataque, disse o governador texano Greg Abbott.

Segundo Abbott, Dimitrios Pagourtzis, que foi preso pela polícia, usou uma espingarda e um revólver calibre 38 de seu pai, que tem o porte legal das armas.

"Foi um dos ataques mais hediondos que já vimos na história das escolas do Texas. É impossível descrever a magnitude do mal de uma pessoa que ataca crianças inocentes em uma escola", disse Abbott.

Em coletiva de imprensa, o governador afirmou que "diversos tipos de explosivos" foram encontrados nos arredores da escola, incluindo um "dispositivo com CO2" e um "coquetel Molotov", uma garrafa cheia de líquido inflamável.

O número de mortos, se confirmado, faz com que este seja o ataque com arma de fogo mais letal em 2018 desde o que ocorreu em fevereiro em Parkland, na Flórida - que deixou 17 mortos e deu origem a uma campanha nacional de estudantes pelo aumento do controle do porte de armas.

"Assim que os alarmes dispararam, todo mundo começou a correr para fora. Olhamos e ouvimos 'bum! bum! bum! Eu corri o mais rápido que pude pra a floresta próxima para poder me esconder. E aí eu liguei para minha mãe", disse uma aluna sobrevivente do ataque à BBC.

"Eu não deveria passar por isso, essa é minha escola. É minha vida cotidiana, eu não deveria me sentir desse jeito. Tenho medo de voltar."

O xerife Harris Ed Gonzalez disse a jornalistas que a maioria dos mortos na Escola de Santa Fe - que fica a 65 km da capital texana, Houston - eram estudantes.

O governador do Texas afirmou que dará início a discussões na próxima semana para tomar medidas que "garantam que essa tragédia nunca se repita" no Estado. As medidas incluiriam acelerar as checagens de antecedentes de pessoas que queiram comprar armas e enviar mais recursos aos distritos escolares.

De acordo com Abbott, o suspeito do ataque planejava cometer suicídio, mas mudou de ideia por que não teve coragem.

Como ocorreu o ataque?
Estudantes disseram ter ouvido o alarme de incêndio da escola disparar pouco depois das 08h da manhã no horário local. Ainda não se sabe como o alarme foi ativado.

Uma das testemunhas disse à emissora local KTRK-TV que o ataque aconteceu em sua aula de artes e que uma das pessoas feridas foi uma garota que levou um tiro na perna.

Helicópteros de redes de TV filmaram estudantes esvaziando suas mochilas diante de policiais armados em um campo do lado de fora da escola.

Dois hospitais ao sul de Houston dizem ter recebido nove pacientes por causa do ataque. Um esquadrão antibombas estava no local e o resgate aéreo foi acionado para levar vítimas para os hospitais.

"(Ataques a tiros) estavam acontecendo em todos os lugares, sempre achei que acabaria acontecendo aqui também", disse outra aluna da Escola de Santa Fe à BBC.

Explosivos foram encontrados nos arredores da escola, segundo as autoridades. O governador texano disse que as autoridades já têm mandados de busca para duas residências, mas estão realizando as buscas com cuidado, por causa do perigo de explosões.

Ele pediu que os moradores fiquem atentos a quaisquer objetos suspeitos que encontrarem. "Não toquem em nenhum item que pareça fora de lugar", afirmou, pedindo que a polícia seja logo acionada.

Um policial que ficava na escola, identificado como John Barnes, foi ferido e está em estado crítico.

Qual foi a repercussão?
"Vivemos uma tragédia impensável em nossa escola nesta manhã", disse o superintendente da Escola Secundária de Santa Fe, Leigh Wall, em um comunicado.

Em um evento sobre reforma do sistema prisional na Casa Branca, o presidente americano Donald Trump disse que o ataque foi "absolutamente horrível".

"Minha administração está determinada a fazer tudo o que está ao nosso alcance para proteger nossos estudantes, manter nossas escolas seguras e manter armas fora do alcance de pessoas que sejam uma ameaça a si mesmos e a outras", afirmou.

Há duas semanas, Trump voltou a pedir que professores possam portar armas durante um discurso para a Associação Nacional de Rifles (NRA, na sigla em inglês), em Dallas.

A primeira-dama Melania Trump tuitou: "Meus sentimentos estão em Santa Fe e em todo o Texas hoje".

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Filha de Temer afirma que ele indicou coronel para reforma, diz jornal

© Reuters Maristela Temer e Michel Temer

Em depoimento à Polícia Federal, no dia 3 de maio, a psicóloga Maristela Temer, filha do presidente Michel Temer (MDB), afirmou que o emedebista indicou o coronel reformado da Polícia Militar João Baptista Lima Filho para “orientá-la” na reforma de sua casa, em São Paulo. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Maristela negou, no entanto, que Temer ou o coronel Lima, seu amigo, custearam as obras. A filha do presidente relatou que pagou pela reforma, mas não guardou os comprovantes das despesas, e que recebeu ajuda da mulher de Lima, a arquiteta Maria Rita Fratezzi, sem remunerá-la.

“Não possui e não guardou nenhum comprovante dos pagamentos e contratos eventualmente realizados”, diz o relatório do depoimento de Maristela Temer, conforme a Folha. “Que não se recorda nominalmente dos prestadores de serviços que atuaram na reforma de sua residência, mas pode dizer que foram contratados conforme surgiam as necessidades no decorrer das obras”, continua.

A obra na casa da filha de Michel Temer é investigada pela PF no âmbito do inquérito que apura se o presidente recebeu propina de empresas do setor portuário em troca de benefícios com o Decreto dos Portos, editado em 2017. O coronel Lima, que chegou a ser preso em março, na Operação Skala, foi apontado por delatores da JBS como intermediário de 1 milhão de reais em vantagens indevidas destinadas a Temer. A PF investiga se o dinheiro foi lavado por meio das reformas na casa de Maristela. O presidente nega irregularidades.

Maristela Temer afirmou que Michel Temer indicou o coronel Lima a lhe ajudar com a obra porque ele é dono de uma empresa de engenharia e arquitetura, a Argeplan.

A psicóloga disse ainda que Lima e Maria Rita Fratezzi a orientaram a buscar orçamentos para a obra, mas que, diante dos valores, decidiu bancar a reforma por conta própria. “Somando superficialmente os valores, acredita ter gasto algo em torno de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais) na obra”, afirmou Maristela, segundo o jornal.

No depoimento, a filha do presidente teria dito que 500.000 reais do dinheiro empregado na obra vieram da venda de um antigo imóvel e 100.000 reais, de um empréstimo tomado com sua mãe. Outras fontes do montante, segundo a Folha, foram empréstimos bancários, “sete mil dólares que possuía guardado” e “parte da remuneração recebida de sua atividade profissional”.

Maristela Temer disse ter recebido ajuda de Maria Rita “tendo em vista que tinha com tal pessoa uma relação afetiva, quase família”. Ela também declarou, segundo a Folha de S. Paulo, que não contratou a mulher de Lima e não remunerou pela “ajuda”.

Maristela confirmou ainda que Maria Rita Fratezzi custeou algumas despesas da obra, mas ressaltou que ressarcia a arquiteta. Ela, no entanto, “não sabe precisar a forma do ressarcimento, uma vez que em algumas ocasiões repassava para Maria Rita Fratezi também em espécie, fruto de sua remuneração recebida de pacientes em seu consultório, e outras vezes também em cheques”.

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Platini revela 'pequena trapaça' envolvendo Brasil e França na Copa de 98

Então presidente do comitê organizador, Michel Platini diz que tomou providências para enfrentar Brasil só na final e que isso é comum

Platini segue suspenso do futebol - AFP

França - Os organizadores da Copa do Mundo de 1998, na França, manipularam o sorteio das chaves para evitar que o Brasil cruzasse com o time da casa antes da grande final. Quem faz a revelação é o próprio presidente do Comitê Organizador, o ex-cartolas Michel Platini. Em uma entrevista a uma rádio francesa (veja o vídeo aqui) que vai ao ar no próximo domingo, o francês admitiu que manipulou o processo de escolha das chaves.

“Quando organizamos o calendário, fizemos um pequeno esquema“, disse Platini, em entrevista para a rádio France Bleu. “Se terminássemos primeiro do grupo e se o Brasil terminasse primeiro, apenas nos encontraríamos na final”, disse. “Não tivemos problemas por seis anos para organizar a Copa do Mundo para, depois, organizar uma pequena manobra“, comentou.

Pelas regras da Fifa, Brasil e França estavam entre os oito cabeças-de-chave no sorteio realizado em 1997. Cada um deles cairia em um grupo, de forma aleatória. Mas, segundo Platini, houve uma manobra para permitir que o Brasil estivesse no grupo A, na condição de campeão, e a França acabou sendo “sorteada” para o Grupo C. Assim, não haveria risco de um confronto com o time de Ronaldo antes de uma final.

“Você acha que os outros não fazem o mesmo por suas Copas? É uma brincadeira?”, disse. “Brasil e França na final era o que todos sonhavam”, completou, sem explicar como ocorreu a manipulação.

Na época, o sorteio foi realizado pelo então secretário-geral da Fifa, Joseph Blatter. A entidade era comandada pelo brasileiro João Havelange.

O arranjo acabou funcionando para os franceses. Brasil e França acabaram chegando à grande final e o time de Zinedine Zidane aplicou uma severa derrota ao time brasileiro por 3 x 0. Aquele foi o único título da história da França.

Essa não é a primeira vez que a manipulação de sorteios é mencionada. Blatter, numa recente entrevista, também insistiu que sabia de ocasiões em que bolas frias eram colocadas para permitir que a pessoa que as retirasse pudessem identificar quem deveriam selecionar. Ele, porém, insistiu que isso “jamais ocorreu” sob seu comando na Fifa.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Jadson faz três, Corinthians massacra o Lara e avança às oitavas

© Foto: Luís Robayo/AFP

O Corinthians passou com louvor pela última semana decisiva que teria até a parada para a Copa do Mundo. Após se classificar na Copa do Brasil e vencer o Derby no Brasileiro, a equipe goleou por 7 a 2 o Deportivo Lara, apesar de alguns sustos, e avançou às oitavas de final da Copa Libertadores da América. Os gols foram de Jadson (três vezes), Sidcley, Romero e Júnior Dutra (dois vezes). Reyes e Hernández descontaram.

Com o resultado, o clube do Parque São Jorge alcançou os dez pontos no Grupo 7 do torneio, não podendo mais ser alcançados tanto pelo Lara, que estacionou nos seis, quanto pelo Millonarios, que empatou por 1 a 1 com o Independiente, em Bogotá, e ficou com cinco. Os argentinos têm sete e são o motivo de o Timão ainda precisar de um ponto para assegurar a liderança.

Na próxima rodada, os comandados de Carille terão pela frente o Millonarios, na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, às 21h30 (de Brasília), na Arena Corinthians, fechando sua participação no Grupo 7. Do outro lado, os venezuelanos seguem na sua busca pela vaga na próxima fase em duelo contra o Independiente, no mesmo horário, na Argentina.

Corinthians domina, mas relaxa
O Corinthians começou a partida impondo o seu jogo com bastante facilidade sobre o Lara. Seguindo a estratégia de Fábio Carille, que pediu para os atletas evitarem sair jogando com passes curtos e apostassem nas ligações diretas, o Alvinegro não demorou a construir uma vantagem.

Em contra-ataque puxado rapidamente por Pedrinho, o Timão se viu em uma incrível situação de 4 contra 2 no campo de ataque. Rodriguinho movimentou-se bem e abriu espaço para Jadson receber do garoto, limpar para o pé esquerdo e acertar belo chute, que ainda carimbou a trave antes de entrar.

O segundo poderia ter saído logo na sequência, quando Mantuan achou Rodriguinho livre dentro da área, mas o meia chutou por cima. Pouco depois, ainda dominante, os visitantes viram Rodriguinho ser derrubado infantilmente por Mendoza, dentro da área. Na cobrança, Jadson, depois de alguns minutos parado por causa de uma garrafa atirada no gramado, que atingiu o goleiro Curiel, bateu com segurança e ampliou o placar.

A facilidade com que o jogo se desenvolveu fez o Corinthians relaxar precocemente e deu ao Lara uma chance de trabalhar a bola. Depois de algumas chances perdidas por Ramírez e Hernández, o time da casa conseguiu diminuir antes do intervalo com Reyes. Após boa troca de passes na frente da área, o atacante chutou forte, no alto, sem chances para Cássio.

Domínio segue e termina em goleada

A conversa do intervalo pareceu o bastante para os corintianos voltarem a impor o seu ritmo de jogo. Em rápida triangulação pelo lado esquerdo, auxiliada pela péssima marcação da equipe local, Sidcley teve espaço para adiantar a bola cerca de 10m antes de cruzar. Jadson, livre na segunda trave, pegou de bate pronto e guardou seu terceiro na noite.

O tento deixou tudo paralisado no campo, mas não por fatores de jogo. Cássio reclamou de objetos sendo arremessados na sua área e o árbitro Andrés Cunha ordenou que o embate fosse pausado para que se acalmassem os ânimos no setor localizado atrás do gol corintiano, destinado às torcidas organizadas.

Depois de muita negociação e dez minutos de paralisação, o jogo foi retomado pelo juiz, dando chance para os visitantes continuarem a passear em campo. Depois de contragolpe com muito espaço, Jadson serviu Pedrinho, que cruzou rasteiro para Rodriguinho. O meia foi travado, mas a bola ficou para Sidcley chutar com tranquilidade para fazer o quarto.

O Timão voltou a dar uma relaxada com a vantagem, vendo o Lara novamente diminuir, dessa vez com Hernández. Os paulistas, porém, chegaram ao quinto tento com um lindo gol de Romero, batendo de voleio após cruzamento de Mantuan. Ainda deu tempo de Júnior Dutra, aos 55, puxar contra-ataque e bater na saída do goleiro, e, no minuto seguinte, dar números finais em rebote do goleiro e fechar a goleada.

FICHA TÉCNICA
DEPORTIVO LARA 2 X 7 CORINTHIANS

Local: estádio Metropolitano de Lara, em Cabudare (Venezuela)

Data: 17 de maio de 2018, quinta-feira

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Andrés Cunha (Uruguai)

Assistentes: Mauricio Espinosa e Nicolás Taran (ambos do Uruguai)

Cartões amarelos: Andreutti, Di Giorgi, Carrillo (Lara)

Gols:
DEPORTIVO LARA: Reyes, aos 46 minutos do primeiro, e Hernández, aos 32 minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Jadson, aos 11 e aos 32 minutos do primeiro, de pênalti, e aos 7 minutos do segundo tempo, Sidcley, aos 26, Romero, aos 41, e Júnior Dutra, aos 55 e 56 minutos do segundo tempo

DEPORTIVO LARA: Luis Curiel; Anzola, Mendoza, Di Giorgi e Carrillo; Sierra, Andreutti (Cardozo), Soto (Valderrey), Ramírez e Reyes; Hernández

Técnico: Leonardo González

CORINTHIANS: Cássio; Mantuan, Balbuena, Henrique e Sidcley; Gabriel e Maycon (Paulo Roberto); Pedrinho (Mateus Vital), Jadson (Júnior Dutra), Rodriguinho e Romero
Técnico: Fábio Carille

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Justiça manda José Dirceu voltar à prisão; veja a trajetória do ex-homem-forte de Lula, do auge à derrocada

© Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agencia Brasil Dirceu

Em liberdade desde maio do ano passado, o ex-ministro José Dirceu deve voltar à prisão nesta sexta-feira, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ter rejeitado, na quinta-feira, seu último recurso em segunda instância e determinado a execução imediata da pena de 30 anos e nove meses.

No início da noite, a juíza Gabriela Hardt, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba na ausência de Sérgio Moro - que viajou ao exterior - determinou que Dirceu teria até as 17h desta sexta para se apresentar à Polícia Federal em Brasília.

Dirceu ficou preso no Paraná entre agosto de 2015 e maio de 2017. Foi condenado duas vezes por Moro, em maio de 2016, com pena de 20 anos e 10 meses, e em março de 2017, a 11 anos.

Em maio do ano passado, um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu que ele aguardasse em liberdade, monitorado por uma tornozeleira eletrônica, até que se esgotassem todos os recursos em segunda instância.

Em setembro do mesmo ano, o TRF-4 confirmou a condenação de Dirceu e elevou a pena de 20 anos e 10 meses para 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Desde então, a defesa vinha apresentando recursos contra a sentença. Ele nega ter cometido crimes.

Ex-homem forte do governo Lula (2003-2010), Dirceu chegou a ser um dos símbolos do PT. Iniciou sua vida política como integrante do movimento estudantil. Após ser exilado pela ditadura, voltou à legalidade com a Lei da Anistia, em 1979, e participou da criação do partido.

Confira os principais momentos de sua trajetória:

Movimento estudantil
Mineiro de Passa Quatro (MG), José Dirceu de Oliveira e Silva muda-se para São Paulo em 1961, com 15 anos de idade. Começa a estudar Direito na PUC-SP em 1964, ano do início da ditadura militar, e torna-se integrante do movimento estudantil.

Prisão na ditadura
Em 1968, Dirceu, presidente da UEE (União Estadual dos Estudantes), é um dos militantes presos no clandestino 30º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), realizado em Ibiúna (SP).

Acaba sendo um dos 15 presos políticos de esquerda libertados sob exigência dos sequestradores do embaixador dos EUA no país à época, Charles Elbrick, em setembro de 1969.

Exílio e retorno
Banido do país, Dirceu vai viver em Cuba, mas volta, escondido, duas vezes - entre os anos de 1971 e 1972 e em 1974.

No período, passa por cirurgias plásticas e fica morando em Cruzeiro do Oeste (PR), com identidade falsa.

Com a promulgação da Lei da Anistia, em 1979, deixa a clandestinidade.

Criação do PT
Em 1980, participa da fundação do Partido dos Trabalhadores, o PT, do qual passa a ser um dos líderes - ocupa cargos como o de secretário de formação política e secretário-geral do diretório de São Paulo.

Conclui o curso de Direto na PUC em 1982 e se envolve nas Diretas Já, campanha que pede eleições diretas para presidente da República.

É eleito presidente do PT, a partir de 1995, por quatro vezes.

Cargos políticos
Sempre atuando na política paulista, Dirceu elege-se deputado estadual em 1986 e, em 1990, chega à Câmara dos Deputados. Assina o requerimento pedindo a abertura da CPI do PC, referência a Paulo César Farias, ex-tesoureiro da campanha do então presidente Fernando Collor.

Em 1994, fica em terceiro lugar na disputa pelo governo de São Paulo, com 14,76% dos votos. Volta à Câmara Federal em 1998 e reelege-se em 2002, ano em que coordena a campanha vencedora de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

Homem forte de Lula
Dirceu toma posse como deputado federal em 2003, mas se licencia para tornar-se ministro-chefe da Casa Civil. Fica no cargo até 2005, quando eclode o escândalo do mensalão (esquema que envolvia desvio de recursos e compra de apoio político no Congresso).

Em junho do mesmo ano, é substituído no cargo por Dilma Rousseff, então ministra de Minas e Energia. Volta para a Câmara, mas acaba cassado no fim de novembro, por 293 votos a 192, ficando inelegível por oito anos.

Condenação e prisão
Considerado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) como chefe da quadrilha do mensalão, Dirceu é condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no fim de 2012.

Em 15 de novembro de 2013, após ter a prisão decretada, ergue o punho em saudação a militantes do PT ao se entregar na Polícia Federal de São Paulo para o cumprimento da pena de sete anos e onze meses em regime semiaberto.

Progressão de regime
Em novembro de 2014, após ficar 354 dias preso, Dirceu deixa o Centro de Progressão Penitenciária do Complexo da Papuda, no Distrito Federal, ao ser autorizado a cumprir o restante da pena em prisão domiciliar em sua casa em Brasília.

Enquanto isso, investigações da operação Lava Jato, que apura o esquema de corrupção na Petrobras, avançam sob o comando da Justiça Federal no Paraná.

Volta à cadeia
Pagamentos de empresas investigadas à JD Assessoria e Consultoria, de Dirceu, despertam a atenção da força-tarefa da Lava Jato - a defesa do ex-ministro diz que prestou serviços de consultoria às companhias e que, portanto, os repasses são legais.

Os delatores Júlio Camargo, Alberto Youssef e Milton Pascowitch citam Dirceu em seus depoimentos.

Em 3 de agosto de 2015, menos de um ano após deixar a cadeia pelo mensalão, ele volta a ser preso em Brasília.

Indiciamento e condenações
Em 1º de setembro, Dirceu é indiciado pela PF - além dele, são suspeitos sua filha, seu irmão e dois auxiliares.

A denúncia é aceita em 15 de setembro pelo juiz federal Sergio Moro, fazendo com que Dirceu se torne réu. Em maio de 2016 e março de 2017, é condenado por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro - somadas, as penas são de 32 anos e 25 dias de prisão.

Habeas corpus pelo STF
Dirceu tem habeas corpus concedido pela Segunda Turma do STF em 2 de maio de 2017, quase dois anos após sua prisão pela Lava Jato.

Por maioria, o Supremo entende que não há motivo para fundamentar a prisão preventiva, argumentando que isso resultaria em "execução antecipada da pena", já que ele não foi condenado em segunda instância.

Para a Procuradoria-Geral da República, a prisão do petista é necessária para evitar que ele continue cometendo crimes.

Condenação pelo TRF-4
Em setembro do mesmo ano, é condenado em segunda instância. Os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) elevam a pena de 20 anos e 10 meses imposta por Moro na primeira condenação para 30 anos e nove meses.

Em abril de 2018, a quarta seção do tribunal, que reúne desembargadores da 7ª e da 8ª turmas, nega os embargos infringentes apresentados pela defesa do petista contra a condenação, abrindo espaço para um último recurso, os embargos de declaração - que não têm força para reverter a condenação, mas apenas pedem esclarecimentos de partes do acórdão -, interpostos no início de maio.

Nesta quinta-feira, os desembargadores rejeitaram o recurso, abrindo espaço para a prisão de Dirceu.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.