segunda-feira, 7 de maio de 2018

‘Por favor, manda o helicóptero’, disse vítima do desabamento em ligação

© Reprodução Tentativa de resgate de Ricardo Pinheiro, segundos antes do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, em São Paulo (SP)

Única vítima confirmada do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, Ricardo Oliveira Galvão Pinheiro fez uma ligação para a polícia quando estava preso no prédio em chamas. A gravação, exibida pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo, mostra Ricardo aflito ao comunicar o incêndio para a atendente.

“Eu estou no prédio que está pegando fogo”, diz ele no início da ligação. A atendente, então, se espanta: “O senhor está dentro do prédio?”. Nervoso, Ricardo se confunde e afirma em momentos diferentes que está “no térreo” e “na cobertura”. “Eu estou no prédio. Eu estou no último andar. Eu estou no térreo. Tô na, na, na cobertura! Só tem eu aqui em cima. E o fogo já está aqui em cima.”

Perguntado se havia mais alguém com ele, Ricardo afirma: “Teve gente que não conseguiu subir por causa da fumaça. É muito tóxica”. Ao final da ligação, um apelo: “Por favor, manda o helicóptero. Tira eu daqui”.

Ricardo caiu junto com o prédio quando bombeiros em um edifício vizinho tentavam resgatá-lo. Ele já estava envolvido por uma corda, que se rompeu quando a construção ruiu. O corpo da vítima foi encontrado na sexta em meio aos escombros.

Confira abaixo a transcrição do telefonema exibido pelo Fantástico:

Atendente: Polícia Militar, Emergência.

Ricardo: Eu estou no prédio que tá pegando fogo!

Atendente: O senhor está dentro?

Ricardo: Hã?

Atendente: O senhor está dentro do prédio?

Ricardo: Eu estou dentro do prédio. Eu tô no último andar. Eu tô no térreo. Eu tô na, na, na cobertura! Só tem eu aqui em cima.

Atendente: O senhor está na cobertura?

Ricardo: É e o fogo já está aqui em cima.

Atendente: Tem a altura do número aí? Mais ou menos a rua?

Ricardo: É no começo da Rio Branco. Os bombeiros já estão vindo para cá.

Atendente: Eu vou avisar que o senhor está em cima, tá?

Ricardo: Por favor! O fogo já aqui em cima perto de mim!

Atendente: Tem mais alguém com o senhor aí?

Ricardo: Teve gente que não conseguiu subir por causa da fumaça. É muito tóxica.

Atendente: Tá bom. Eu vou avisar aqui, tá bom?

Ricardo: Por favor, manda o resgate para mim aqui, eu estou no térreo.

Atendente: Qual que é seu nome, senhor?

Ricardo: Ricardo de Oliveira Galvão.

Atendente: Senhor Ricardo, eu já vou avisar, tá bom? É só aguardar aí.

Ricardo: Por favor, manda o helicóptero. Tira eu daqui!

por ricardovhelcias
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário