terça-feira, 1 de maio de 2018

Incêndio no Centro de SP destrói sede da Igreja Evangélica Luterana

© Notícias ao Minuto

O incêndio que causou o desabamento de um prédio de 26 andares no Centro de São Paulo, na madrugada desta terça-feira, atingiu também uma das sedes da Igreja Evangélica Luterana de São Paulo. De acordo com o pastor Frederico Carlos, “praticamente sobrou o altar e uma torre”.

“Todo o telhado da igreja foi comprometido, o forro de madeira original de 1908, a parede direita com vitrais que foram confeccionados por um dos maiores vitralistas do Brasil. Foram preciosidades artísticas que se perderam. 80% no mínimo do prédio [foi atingido]. Não sei como está o órgão de 1000 tubos, da mesma idade da igreja”, disse o pastor em entrevista, ao Bom Dia Brasil.

O templo, também conhecido como Martin Luther, foi construído em estilo neogótico e inaugurado em 25 de dezembro de 1908. Ele foi tombado pelo Conpresp, em 1992, e pelo Condephaat, em 2012. Guilherme von Eÿe, seu arquiteto, também assinou o projeto do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. O prédio ocupa uma área de 1012 metros quadrados e tinha pavimento térreo de 465 metros quadrados. Entre 2012 e 2013, passou por uma reforma interna.

Uma de suas preciosidades era um órgão que, originalmente, tinha 12 registros e 620 tubos. Reformas no instrumento aumentaram o número de tubos para 1900 (em 1956) e 1946 (em 1995).

Os vitrais eram outra atração. Eles retratavam o Selo de Lutero, símbolo do luteranismo, e foram produzidos pela Casa Conrado, do vitralista Conrado Sorgenicht, autor dos vitrais peças do Mercado e do Teatro Municipal de São Paulo.

por Marcos Rogério Lopes
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário