terça-feira, 10 de maio de 2016

Reações químicas bizarras: a Serpente do Faraó


O mais curioso sobre esta imagem bizarra é que, mesmo que pareça que o inferno está subindo através do solo para destruir a Terra, você não consegue desviar o olhar. Mesmo que pareça uma cobra ou um tentáculo alienígena queimando e tentando atacar quem estiver por perto, mesmo assim você não consegue deixar de olhar. Na verdade, este é o velho experimento químico Serpente do Faraó, uma espécie de fogo de artifício que é sempre bem nojento de se ver. A coisa repugnante que não para de crescer é na verdade apenas tiocianato de mercúrio (Hg (SCN) 2) pegando fogo.

Quando aquecido, uma reação exotérmica rápida é iniciada, que produz uma grande massa de bobinamento sólida parecida com uma serpente. É por isso que parece que uma cobra horrível está subindo do chão, mas é apenas química. [Gizmodo]

fonte:hypescience.com
por Jéssica Maes
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário