O chumbo é um metal relativamente macio. É precisamente pelo fato de que ele deforma com o impacto que gostamos de fazer balas com esta substância: ela se expande dentro de tudo o que atinge, causando mais danos à área circundante e se tornando bastante mortal.
Mas existem metais ainda mais suaves do que o chumbo, com efeitos mais pronunciados durante o impacto. Naturalmente, alguém fez balas com estes metais, afinal de contas, somos a humanidade e curtimos coisas que explodem.
Sódio e potássio
Em um vídeo anterior do canal do YouTube “The Backyard Scientist”, os experimentadores testaram balas com sódio e potássio atirando-as em um tanque de água.
Nesse experimento, os metais mais macios se expandiram e deformaram muito mais rapidamente do que o chumbo (as imagens desta experiência aparecem no começo do novo vídeo, logo abaixo).
Porém, como a energia cinética destas balas é gasta quase imediatamente, seu poder penetrante é consideravelmente menos intenso do que o de balas tradicionais.
O vídeo
Agora, os criadores do canal decidiram usar outras coisas – como uma melancia – como alvo para mostrar o poder destas balas.
Depois de recapitular os experimentos com o tanque de água, o primeiro teste feito na gravação é o poder de uma bala de sódio atirada em uma melancia. Em seguida, outra coitada melancia é acertada com uma bala de potássio. A fruta recebe ainda uma bala combinada de potássio e sódio, super reativa, que a lança em chamas. Por fim, uma bala de chumbo tradicional é atirada, a título de comparação. Veja as quatro explosões:
Lead (chumbo); Sodium (sódio); Potassium (potássio); Sodium Potassium (sódio e potássio).
Só para aumentar a graça, o pessoal do canal ainda atirou uma bala de sódio em uma lata de aerossol, só para vê-la incendiar e ser lançada no ar como um foguete.
Mas não se engane pelo show: enquanto as explosões com as balas macias são legais, as balas de chumbo são mais penetrantes e capazes até de atravessar alvos mais duros, nos quais os metais mais suaves mal fazem um arranhão. A última parte do vídeo mostra as mesmas quatro balas atingindo um bloco de concreto. [Gizmodo]
fonte:hypescience.com
por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário