segunda-feira, 31 de julho de 2017

DEM de Rodrigo Maia tem 72% da bancada ‘no muro

A dois dias da votação contra Michel Temer no plenário da Câmara, o partido que mais está “no muro” é o DEM. A sigla do presidente da Casa, Rodrigo Maia (RJ), tem 21 dos 29 deputados que não se posicionaram, ou 72,4% da bancada, segundo o Placar do Estado.

Maia, como presidente da Casa, não vota e é o primeiro na linha sucessória da Presidência. Temer e Maia tiveram momentos recentes de mal-estar. O episódio mais emblemático foi quando Temer tentou cooptar para o PMDB os deputados “descontentes” do PSB, enquanto Maia tentava fazer o mesmo. O líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB), chamou o gesto de “desleal”.

© André Dusek/Estadão O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (PMDB-RJ)

Ele faz parte dos 15 que não quiseram revelar seu voto – os seis restantes se declararam indecisos. O segundo e o terceiro partido que menos revelaram votos foram PR e o PRB, ambos da base aliada. O primeiro tem 68,4% dos parlamentares “no muro” e o segundo, 60,9%.

Os líderes das principais frentes parlamentares mantiveram as posições sobre a denúncia contra Temer em segredo até a semana que antecede a votação. Anteriormente, Nilson Leitão (PSDB-MT), Alberto Fraga (DEM-DF) e Alan Rick (DEM-AC) haviam declarado ao Placar do Estado que não iam se manifestar sobre a denúncia. Agora, os líderes da bancada ruralista e da Segurança Pública dizem estar com Temer, “mas com ressalvas”. Já Rick, da bancada da Família, sinaliza apoio ao presidente.

por Marianna Holanda
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário