quinta-feira, 4 de junho de 2015

Pai abandona emprego para achar cura de doença rara dos filhos

Britânico disse ter conseguido desenvolver com cientistas tratamento para alcaptonúria, que escurece urina e compromete coração, olhos e rins.


Nick Sireau, de 40 anos, tem dois filhos com uma doença chamada alcaptonúria (Foto: AKU Society)

Um pai que abandonou o emprego há três anos para tentar achar a cura para a rara doença que afeta seus dois filhos disse ter descoberto – junto com cientistas – uma forma de tratamento.

O britânico Nick Sireau, de 40 anos, recebeu o diagnóstico de que seus filhos Julien e Daniel sofrem de alcaptonúria há 12 anos, quando eles ainda eram bebês. A doença é rara e afeta apenas 60 pessoas na Grã-Bretanha.

Sireau abandonou o emprego como diretor de uma instituição de caridade – voltada a ajudar pessoas na África – para pesquisar formas de curar as crianças. Ao trabalhar com especialistas em medicina, ele descobriu que uma substância conhecida como nitisinona é "bastante eficiente" no tratamento.

O sintoma mais óbvio da alcaptonúria é urina escura. Com o tempo, os ossos também ficam com coloração escura. Em seguida, diversos órgãos têm seu funcionamento comprometido, como coração, olhos e rins.

"Quando recebemos o diagnóstico, os médicos nos disseram que não havia tratamento para a doença. Eles recomendaram que fôssemos para casa e tentássemos não pensar muito no assunto", contou Sireau à BBC.

"Obviamente, não foi isso que fizemos. Fomos para casa e pensamos no que poderíamos fazer a respeito."

Sireau conta que, junto com sua mulher, ele passou a colaborar com o professor Lakshminarayan Ranganath e o paciente Robert Gregory, ambos do Royal Liverpool University Hospital, para pesquisar a doença.

Por anos, o britânico conciliou as pesquisas com seu trabalho à frente da instituição de caridade. No entanto, em 2010 ele resolveu abandonar o emprego e se dedicar integralmente à pesquisa e à arrecadação de fundos para sua causa.

Sireau conta que os pesquisadores suspeitavam que a nitisinona poderia ser eficaz no tratamento da alcaptonúria, mas que o desafio era fazer testes em um número suficiente de indivíduos para comprovar que existe de fato relevância estatística nessa hipótese.

Ácido em excesso
A doença faz com que o corpo acumule uma substância conhecida como ácido homogentísico, em níveis até 2 mil vezes superiores ao normal. Esse ácido em excesso escurece os ossos e afeta os funcionamento dos órgãos.

A nitisinona, por sua vez, impede o acúmulo do ácido. Quanto mais cedo a substância é usada após a detecção da doença, mais eficiente é o tratamento, diz Sireau.


Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário