quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Para facilitar pedidos de ajuda, Pezão decreta situação de emergência na saúde do RJ

Governo Federal e Prefeitura poderão socorrer Estado com dinheiro e insumos


Após reunião entre as secretarias de saúde do estado e do município para definir um plano de contingência para restabelecer o atendimento em hospitais, institutos e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), o governador Luiz Fernando Pezão decretou situação de emergência da sáude pública no Rio de Janeiro. A situação de emergência facilita o recebimento de ajuda financeira da Prefeitura e do Governo Federal.

A Prefeitura do Rio anunciou nesta quarta-feira (23) o empréstimo de cerca de R$ 100 milhões ao governo do Estado para tentar amenizar a grave crise na saúde. Os recursos serão aplicados em dois hospitais estaduais da zona oeste da capital, o Albert Schweitzer e o Rocha Faria. Ao mesmo tempo, a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Marcelo Castro, discutem nesta manhã com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) mais uma alternativa de socorro ao Estado. O Ministério da Saúde, Marcelo Castro, anunciou a criação de um gabinete de crise com a participação da rede hospitalar federal, estadual e municipal para conter a crise financeira do Estado. Com isso, poderá haver transferências de pacientes.

— Estamos constituindo um gabinete de crise, em que vai participar toda a nossa rede federal, estadual e municipal para fornecer equipamentos, medicamentos e transferência de pacientes que forem necessários.

Segundo a Prefeitura do Rio, a rede municipal de hospitais registrou nos últimos dias aumento de 30% da demanda por causa da crise nos hospitais estaduais. O secretário de governo, Pedro Paulo Carvalho, classificou como "socorro financeiro" o empréstimo ao Estado e disse que a intenção é que o valor total seja repassado nos próximos dias.

Apesar de o gabinete de crise criado pelo MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e o MPF (Ministério Público Federal) ter consegido na madrugada desta quarta-feira (23), uma liminar que obriga o governo do Estado a disponibilizar em até 24 horas os recursos obrigatórios destinados à saúde, o governador Pezão afirmou que não será possível fazer o pagamento e recorrerá de decisão.

fonte:noticias.r7.com
imagem:www.bocamaldita.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário