segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Esta hilária ilusão de ótica que assusta pássaros pode salvar sua vida


Pássaros e aviões são uma combinação ruim. Infelizmente, não é tão fácil espantar nossos amigos com asas das pistas de aeroportos.

Agora, cientistas da França parecem ter encontrado uma solução engenhosa para o problema: uma ilusão de ótica que mantém grandes aves predadoras longe das pistas de decolagem e aterrisagem.

Colisões
Colisões entre aviões e pássaros são um problema sério. Em 2014, a Administração Federal de Aviação dos EUA documentou 13.159 incidentes em que um pássaro atingiu um avião, e pelo menos 262 mortes humanas foram ligadas a esse tipo de choque entre 1990 e 2016.

Infelizmente, medidas para manter as aves longe dos aeroportos, como silhuetas de seres humanos, ruídos desagradáveis e perturbação dos habitats das aves nos arredores, não vem dando certo.

Aves de rapina têm uma visão incrível. Elas podem detectar objetos em movimento, como ratos e cobras, a grandes distâncias. Apesar disso, seus olhos não são perfeitos; esses animais têm dificuldade em detectar superfícies envidraçadas, como janelas, e objetos que chegam rapidamente, como um avião a jato, até que seja tarde demais.

Em um esforço para criar uma estratégia eficaz para impedir tais batidas, uma equipe de cientistas do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, EUA) e da Universidade de Rennes (França) chegou a uma ilusão de ótica que efetivamente impede os pássaros de vaguear pelos aeroportos, na forma de um par de olhos esbugalhados. O estudo teve colaboração da corporação Airbus.

Como funciona
Os pesquisadores aplicaram seus conhecimentos sobre a fisiologia aviária, explorando o poderoso sistema visual de aves de rapina – um grupo de pássaros que inclui águias e falcões – para estudar as respostas desses animais a vários estímulos visuais em uma tela.

De 300 testes, apenas um padrão desencadeou o efeito de esquiva desejado: um par de olhos esbugalhados. Os pesquisadores referem-se a esse tipo de ilusão de ótica como “superestímulo”.


Segundo eles, os olhos provavelmente provocam a impressão de uma colisão iminente com outro pássaro. Ilusão de movimento, o desenho preenche o campo visual das aves e parece estar se aproximando. A experiência é desagradável o suficiente para fazer as aves desviarem e ficarem longe.

Pelo menos, esta é a teoria por trás do efeito. Os cientistas não têm certeza do que os pássaros estão realmente percebendo; aliás, essa é uma que gostariam de investigar melhor.

Experimento
Os pesquisadores testaram a ilusão no mundo real no Aeroporto Lourdes-Tarbes-Pyrénées, na França, uma área frequentada por aves de rapina. Os olhos esbugalhados foram exibidos com brilho intenso durante todo o dia em um par de telas de LED estrategicamente localizadas.

Ao longo de cinco semanas, a equipe registrou 8.800 avistamentos de pássaros. O super estímulo funcionou notavelmente bem, com os cientistas observando quedas dramáticas na população de aves dentro da visão das telas de LED. É importante ressaltar que as aves não mostraram sinais de se acostumar com a ilusão, mesmo depois de cinco semanas.

Ao mesmo tempo, o tamanho das populações de aves de rapina em áreas onde as telas não eram visíveis se mostrou normal, o que os pesquisadores consideraram como prova adicional de que o efeito estava funcionando como pretendido.

Por alguma razão, os olhos esbugalhados funcionaram em aves de rapina e em um grupo de corvídeos, uma família de pássaros que inclui corvos, mas não tiveram efeito algum sobre aves passeriformes, como tentilhões, canoros e pardais, o que não é uma surpresa, já que esses animais têm sistemas visuais diferentes.

Na prática
Este estudo é o primeiro a demonstrar a eficiência de um estímulo visual não invasivo para repelir aves de rapina e corvídeos de áreas de perigo em aeroportos, concluíram os autores do estudo.

Esse é um achado importante porque um sistema semelhante poderia ser usado para manter aves predatórias longe de turbinas eólicas e outras zonas de perigo criadas pelo homem também.

Além disso, a descoberta nos diz algo novo sobre a visão e o comportamento das aves.

Um artigo com as novas informações foi publicado na revista científica PLoS One. [Gizmodo]

por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário