quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Paraná Pesquisas: Bolsonaro tem 60,9% dos votos válidos contra 39,1% de Haddad


Sobre a percepção de votar em um dos dois candidatos à Presidência, 90,9% dizem que a decisão por votar em Bolsonaro é definitiva
Em nova pesquisa realizada pelo Instituto Paraná, o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, tem 60,9% dos votos válidos, enquanto Fernando Haddad, do PT, tem 39,1%.


Sobre a percepção de votar em um dos dois candidatos à Presidência, 90,9% dizem que a decisão por votar em Bolsonaro é definitiva, 8,6% ainda podem mudar e 0,5% não sabem ou não opinaram.

Entre os eleitores de Fernando Haddad, 85,4% dizem ser definitiva a decisão em votar no candidato, 13,9% dizem que ainda podem mudar, e 0,7% não sabem ou não opinaram.

Potencial eleitoral de Haddad

Enquanto 26,5% dos eleitores brasileiros entrevistados afirmaram que com certeza votariam no petista, 55,2% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. 15,7% afirmaram que poderiam votar nele para a Presidência.

Potencial eleitoral de Bolsonaro

Enquanto 44,8% dos eleitores brasileiros entrevistados afirmaram que com certeza votariam no nome do PSL, 38% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. 15% afirmaram que poderiam votar nele para a Presidência.



Dados da pesquisa
De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-04446/2018 para o cargo de Presidente.

O universo desta pesquisa abrange os eleitores brasileiros. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.080 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica.

O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 14 e 17 de outubro de 2018, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,5% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 906 entrevistas, 4,0% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 560 entrevistas, 5,5% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 311 entrevistas e 5,5% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 303 entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/18.

A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três etapas.

Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção.

Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para essa seleção.

Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

por Fábio Motta/Estadão Conteúdo
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário