terça-feira, 16 de outubro de 2018

WhatsApp reduz tempo máximo para apagar mensagens enviadas

© Divulgação WhatsApp

O WhatsApp deve mudar o funcionamento de uma característica adicionada recentemente e bastante requisitada pelos usuários: apagar mensagens enviadas em chats ou grupos. O mensageiro vai alterar os prazos máximos para fazer isso, em uma tentativa de combater o uso de versões modificadas do aplicativo, que burlavam proteções desse tipo.

Com a alteração, os usuários terão no máximo uma hora e oito minutos para apagarem as mensagens enviadas, não apenas para si, mas também para todos que as receberem. Entretanto, há uma segunda questão que independe da ação individual, já que esse processo precisa ser completado em, no máximo, 13 horas e oito minutos.

Esse prazo se refere ao tempo de recebimento da solicitação nos celulares de todos os envolvidos na conversa, o que também significa que, caso um usuário esteja offline durante esse tempo e apenas volte à rede após seu fim, a mensagem não será apagada para ele. É uma redução de mais da metade em um limite que hoje é de 25 horas.

Em um exemplo mais prático, vamos supor que o usuário envie uma mensagem à meia-noite. Ele terá até à 1h08 para solicitar que o texto seja apagado, enquanto os celulares daqueles que receberam o texto terão até às 13h08 para receberem a solicitação e realizarem a tarefa. Caso permaneçam desconectados durante o prazo, por exemplo, em uma viagem longa, em um local sem rede celular ou simplesmente com o aparelho desligado, ao retornarem após seu fim, ainda serão capazes de ver a mensagem enviada originalmente.

Conforme as informações do WABetaInfo, que costuma revelar novidades do mensageiro de forma antecipada, trata-se de uma medida para acabar com brechas no sistema. Do jeito que ele funciona hoje, os prazos são mais elásticos, mas usuários de versões modificadas são capazes de apagar mensagens enviadas há meses ou anos, algo que não é desejável para a equipe de desenvolvimento do mensageiro.

Não se sabe ao certo quando a alteração será disponibilizada, mas ela estará presente tanto na versão iOS quanto Android do WhatsApp. Além disso, deve se tratar de uma mudança no servidor, o que significa que os usuários, possivelmente, nem precisarão atualizar o próprio aplicativo para receberem a mudança, bastando apenas estarem conectados normalmente à rede do WhatsApp.

O anúncio da opção de apagar mensagens foi recebido com alegria pelos usuários, mas a mudança no sistema não deve ser comunicada com tanto alarde, apesar de exigir certas medidas de informação e explicação para que os utilizadores evitem problemas com mensagens mais sensíveis.

WABetaInfo
por Felipe Demartini
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário