quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Os cachorros são menos inteligentes do que pensávamos?


Pesquisadores da Universidade de Exeter e da Universidade Christ Church de Canterbury descobriram, em uma enorme revisão bibliográfica, que a inteligência dos cachorros não é nada excepcional. A descoberta foi baseada na comparação entre evidências do poder cerebral canino com outros animais domésticos, outros caçadores sociais e outros carnívoros (ordem que inclui vai dos cães até ursos e leões).

O estudo examinou mais de 300 artigos sobre a inteligência de cães e outros animais e descobriu vários casos em que houve um certo exagero na interpretação favorecendo as habilidades caninas. “Durante nosso trabalho, nos pareceu que muitas pesquisas sobre a cognição dos cachorros se propunham a ‘provar’ quão inteligentes os cães são”, declarou o pesquisador Stephen Lea, da Universidade de Exeter, em comunicado.

Lea explica que com frequência cães são comparados com chimpanzés e, sempre que o cachorro “ganha”, isso se soma à reputação canina como algo fora do normal. “Porém, em todo e qualquer caso nós encontrados outras espécies de comparação válida que se saem pelo menos tão bem quanto os cachorros nessas tarefas”, diz.

A revisão levou em consideração habilidades de cognição sensorial, cognição física, cognição especial, cognição social e auto-conhecimento. “Levando os três grupos (animais domésticos, caçadores sociais e carnívoros) em consideração, a cognição do cachorro não parece excepcional”, afirmou Britta Osthaus, da Universidade Christ Church de Canterbury.

“Nós não estamos fazendo nenhum favor aos cães ao esperar demais deles. Cachorros são cachorros e nós precisamos ter suas necessidades e verdadeiras habilidades em conta quando consideramos como tratá-los”, concluiu a pesquisadora.

O artigo foi publicado na revista “Learning & Behavior”. [Universidade de Exeter, Phys.org]

por Jéssica Maes
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário