quinta-feira, 27 de junho de 2013

Congresso vota projeto que torna corrupção crime hediondo

Projeto estava parado na casa desde 2011.
Votação incluiu seis crimes como hediondos.

O Congresso adiantou nesta quarta-feira (26), em regime acelerado, a votação de projetos que dormiam em gavetas, entre eles o que transforma corrupção em crime hediondo. Outra proposta que teve tramitação acelerada é a que acaba com o voto secreto na Câmara no caso de cassação de mandatos de parlamentares.
Os presidentes da Câmara e do Senado receberam grupos de manifestantes.“O povo brasileiro está arrancando conquistas históricas. A Câmara não tinha o costume de nos receber com toda essa pompa que nos recebeu hoje”, diz Rodolfo Mor, ativista de direitos humanos.
Nesta quarta-feira, os senadores aprovaram a proposta que torna corrupção crime hediondo. O projeto estava parado na casa desde 2011. O presidente do Senado saudou a aprovação. “O Congresso é a representação do povo e tem que estar sintonizado verdadeiramente com as ruas”, afirmou Renan Calheiros (PMDB-AL).
O projeto incluiu seis crimes como hediondos. Entre eles, estão corrupção ativa e passiva e a concussão, quando se exige vantagem indevida em função do cargo. A pena mínima, que era de dois anos, passa a ser de quatro anos de prisão, e a máxima continua sendo 12 anos de reclusão.
Na Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a proposta de emenda à Constituição que estabelece o voto aberto para em casos de perda de mandato de deputados e senadores.
Na quinta-feira (27), o Senado promete acelerar a votação do projeto que trata do passe livre para estudantes no transporte público urbano. O passo inicial será a votação de um requerimento para dar caráter de urgência à proposta. Já há assinaturas suficientes para aprovar o pedido de urgência e votar o projeto logo a seguir.

fonte:http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/06/congresso-vota-projeto-que-torna-corrupcao-crime-hediondo.html
Edson Ferraz - Brasília, DF
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário