domingo, 30 de junho de 2013

Popularidade de Dilma cai de 57% para 30%

A popularidade da presidente não passou ilesa pela onda de protestos que tomou conta do país, segundo pesquisa

Após o início das manifestações, a popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT) despencou quase pela metade. Segundo pesquisa Datafolha divulgada no jornal Folha de S. Paulo neste sábado, em três semanas, a avaliação positiva do Governo Dilma caiu de 57% para 30%. Este é o percentual dos que consideram hoje a gestão boa ou ótima. Em contrapartida, o percentual de quem considera a gestão ruim ou péssima cresceu de 9%, desde o início do mês, para atuais 25%.

Em março, a aprovação de Dilma era 65%. A drástica queda na aprovação de Dilma, entre uma pesquisa e outra, só é comparada ao desempenho de Fernando Collor de Mello, em 1990, quando lançou seu plano econômico, caracterizado pelo confisco da poupança dos brasileiros.

Para o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), o resultado apresentado pelo Datafolha mostra que a partir das manifestações, a população despertou e percebeu que há uma distância muito grande do discurso para a prática. “Essas mobilizações fizeram cair o ‘véu da noiva’, a ideia de que tudo estava bem, que a população estava inclusa socialmente. Efetivamente as coisas não estão em termos de serviços públicos atendendo às necessidades da população”, afirmou. Segundo ele, a presidente só tem condição de recuperar aprovação com choque de gestão.

Já o deputado federal José Guimarães, líder do PT na Câmara dos Deputados, a pesquisa revela um dado de momento, que não é definitivo, nem deve ser motivo de apavoramento. “Com o que aconteceu no país, todos foram abalados. Se fizerem pesquisas sobre governadores, provavelmente vão estar com popularidade em queda. Temos que interpretar isso como necessidade de fazermos mudanças profundas”, defendeu o parlamentar.

Na avaliação de José Guimarães, para garantir mais investimentos em saúde e educação, é necessário fazer uma minireforma tributária, que tenha como centro a taxação das grandes fortunas.

ENTENDA A NOTÍCIA
As manifestações têm sido pautadas pela aversão aos partidos e ao modo de fazer política. A pesquisa revela uma queda na avaliação de Dilma, mas ainda não expressa como demais lideranças foram afetadas.

fonte:http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2013/06/29/noticiasjornalbrasil,3083409/popularidade-de-dilma-cai-de-57-para-30.shtml
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário