Segundo autoridades, número de vítimas fatais pode chegar a oito mil no norte do país
Polícia ajuda peregrinos a atravessarem um riacho atingido pelas fortes enchentes em Govind Ghati, na Índia (Foto: AP Photo)
As inundações são frequentes durante a temporada da monção na Índia, mas neste ano as chuvas típicas desta estação se anteciparam e foram muito mais intensas que o habitual. Este ano, a região de Uttarakhand, no norte do país, é a que tem sofrido de forma mais drástica. De acordo com o último balanço divulgado pelas autoridades indianas, mais de mil pessoas morreram na área no último mês. Segundo as estimativas, esse número pode chegar a oito mil, já que há milhares de pessoas presas no alto das montanhas da região - áreas fora do alcance das operações de resgate. As montanhas da região de Uttarakhand, localizadas na fronteira com a China e Nepal, são procuradas por peregrinos hindus para suas meditações.
Os deslizamentos de terra, segundo dados oficiais, destruíram casas, pontes e estradas em Uttarakhand e nas regiões de Himachal Pradesh e Uttar Pradesh. Paralelamente, as autoridades indianas preparam cerimônias de cremação em massa, na tentativa de conter surtos de doenças devido aos corpos em decomposição.
Até o momento, mais de 80 mil pessoas foram retiradas das áreas consideradas mais perigosas. Para as operações de resgate, o Exército da Índia disponibilizou 22 helicópteros.
"A tragédia continua e só haverá um número fechado quando terminar os trabalhos de resgate nas zonas devastadas pelas chuvas", disse à imprensa local o chefe de governo regional, Viyay Bahuguna.
Equipe de resgate socorre uma senhora que estava presa no alto de uma montanha em Joshimath, na Índia. Cerca de 22 helicópteros trabalham para regatar as vítimas das chuvas de monção, que já mataram mais de mil pessoas no norte do país (Foto: AP Photo/Rafiq Maqbool)
fonte:http://revistaepoca.globo.com/Mundo/noticia/2013/06/inundacoes-matam-ao-menos-mil-pessoas-na-india.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário