quarta-feira, 4 de abril de 2018

A água se comporta de maneira diferente de todos os outros líquidos, e finalmente sabemos por quê


Não parece, mas a água é superestranha em comparação com outros líquidos.

Agora, cientistas da Universidade de Bristol (Reino Unido) e da Universidade de Tóquio (Japão) acreditam ter descoberto por que – e tem a ver com o arranjo peculiar de suas moléculas.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica PNAS.

Por que a água é diferente
Um dos aspectos mais estranhos da água é sua densidade. Normalmente, os líquidos tornam-se cada vez mais densos à medida que são resfriados, mas a água atinge uma densidade máxima a cerca de 4 graus Celsius.

Abaixo deste ponto, ela fica menos densa. Então, quando congela e se torna gelo a 0 grau Celsius, o gelo é menos denso que a água líquida. É por isso que flutua, e que corpos de água (como lagos) congelam de cima para baixo.

A água também tem uma tensão superficial muito alta – depois do mercúrio, tem a mais alta tensão superficial de todos os líquidos.

Por fim, também tem um ponto de ebulição extraordinariamente alto. O fato de que muitas substâncias químicas se dissolvem nela também é bizarro, se a compararmos com outros líquidos.

Nível molecular
Para entender algumas dessas propriedades bizarras, os cientistas decidiram se aprofundar no nível molecular.

À temperatura ambiente e como gelo, a água tem um arranjo tetraédrico de moléculas, o que significa que cada molécula está ligada a outras quatro, em formato de pirâmide irregular.

Os pesquisadores usaram modelagem computacional para fazer mudanças nessa natureza de pirâmide das moléculas de água.

Ao fazer esses ajustes, eles puderam fazer a água se comportar mais como os outros líquidos, por exemplo, tornando o gelo mais denso do que a água líquida, de modo que afunda.

Isso funcionou em todas as peculiaridades da água, indicando que suas propriedades anômalas são de fato resultado direto de seu arranjo molecular especial.

Peculiar e essencial
O que faz a água se comportar de maneira anômala, então, é a presença desse arranjo particular.

“Quatro desses arranjos tetraédricos podem se organizar de tal maneira que compartilham uma molécula de água comum no centro sem se sobrepor. É a presença desse arranjo altamente ordenado de moléculas, misturado com outros arranjos desordenados, que dá à água suas propriedades peculiares”, disse o principal autor do estudo, John Russo.

E ainda bem. Se a água não fosse do jeito que é, a vida como a conhecemos não seria possível. Ela não se comprime facilmente, o que significa que pode fluir através de nossas veias, carregando nossas células sanguíneas, por exemplo. E, por ser um ótimo solvente, a água em nossos corpos pode dissolver os nutrientes que precisamos para viver.

Por que você deve beber bastante água
Mesmo a baixa densidade do gelo confere vida – se os lagos congelassem no fundo, os seres vivos dentro deles morreriam. Essa mesma baixa densidade é também o motivo pelo qual a água se expande quando congelada – o que, por sua vez, molda nosso planeta conforme a água penetra nas rochas, congela e se expande, rachando essas rochas. [ScienceAlert]

por Natasha Romanzoti
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário