segunda-feira, 9 de abril de 2018

Carrapatos de 99 milhões de anos sugaram o sangue de dinossauros


Carrapatos são uma praga desde sempre. “Desde sempre” significa aqui pelo menos há 99 milhões de anos. Os parasitas são verdadeiros mestres da sobrevivência, e já estavam sugando o sangue de dinossauros nessa época.

Esta informação veio da descoberta de vários fósseis preservados em âmbar e encontrados no Mianmar. Uma das amostras é de um carrapato agarrado à pena de um dinossauro voador (imagem), e é a evidência mais antiga do que esses parasitas comiam.


Carrapato de Drácula

A descoberta foi descrita como um “sonho paleontológico”, por Ricardo Pérez de la Fuente, um paleontólogo que trabalha no Museu da História Natural da Universidade de Oxford (Reino Unido). Ricardo ajudou a liderar o trabalho sobre os carrapatos que foi publicado na revista Nature Communications.

As amostras de âmbar são formadas por resina de árvore que preservam perfeitamente o que ficar preso nela, normalmente animais. Nesse caso, a descoberta foi descrita como um sonho por conter não só o parasita, mas também pistas de seu alimento.

A pena pertenceu a uma ave do grupo Theropoda, que mais tarde teve como descendentes as aves modernas. Outra amostra contém dois carrapatos juntos e pelos que pertencem a uma larva de besouro que vivia em ninhos de dinossauros. Hoje, essas larvas de besouros são encontradas em ninho de aves e mamíferos, e se alimentam de pele morta e penas. Os pelos são parte de seu sistema de defesa, e neste caso provavelmente fez com que os dois carrapatos acabassem presos quando visitavam o ninho de um dinossauro com penas.

Até hoje os carrapatos se alimentam de sangue de pássaros, então a descoberta mostra que esta relação entre as duas espécies é muito antiga.

Uma das amostras contém um carrapato cheio do sangue de dinossauro, e um pesquisador dos Estados Unidos, Scott Anderson, anunciou em um encontro de paleontologia que pretendia testar o fóssil para tentar recuperar o DNA do dinossauro. Isso não foi possível, mas pelo menos ele passou a integrar a equipe de pesquisadores ingleses.

O carrapato foi nomeado de Deinocroton draculi, ou “terrível carrapato de Drácula”. [Nature Communications, Science, BBC]

por Juliana Blume
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário