sexta-feira, 14 de junho de 2013

Ex-agente da CIA está proibido de embarcar para o Reino Unido

Governo emitiu alerta para companhias áreas de todo o mundo, diz AP.
Americano que revelou programa de espionagem continua em Hong Kong.


O governo do Reino Unido emitiu um alerta para companhias aéreas do mundo todo requisitando que elas não permitam que o norte-americano Edward Snowden responsável pela revelação dos programas secretos de vigilância telefônica e digital dos EUA- embarque em qualquer avião com destino ao Reino Unido.

O alerta foi emitido na segunda-feira (10) pelo Home Office, órgão britânico responsável por questões de imigração, e justificado porque “o indivíduo muito provavelmente será impedido de entrar no Reino Unido.”

A AP informou ter visto uma fotografia do documento nesta sexta-feira (14) em um aeroporto da Tailândia. Um diplomata britânico confirmou que o documento é verdadeiro e foi enviado para companhias aéreas ao redor do mundo. Uma companhia tailandesa também confirmou ter recebido o alerta.

Snowden, ex-prestador de serviços para a Agência de Segurança Nacional dos EUA, viajou para Hong Kong antes de fazer as revelações, por intermédio dos jornais The Guardian e The Washington Post.

Escondido
O jovem de 29 anos, que se esconde em Hong Kong, ressurgiu na quarta-feira em uma entrevista ao jornal SMCP na qual afirma que quer permanecer no território autônomo chinês para "combater o governo americano nos tribunais".

O ex-consultor da poderosa agência de informação americana NSA também fala dos métodos de espionagem em seu país, e informa que os Estados Unidos têm acesso "às comunicações de centenas de milhares de computadores", inclusive em Hong Kong e na China.

A espionagem informática costuma ser fonte recorrente de atritos entre Estados Unidos e China e esteve na agenda do encontro, no último sábado, entre o presidente americano, Barack Obama, e o líder chinês,Xi Jinping.

fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/06/ex-agente-da-cia-e-proibido-de-embarcar-para-o-reino-unido.html
imagem:www.businessinsider.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário