Governo emitiu alerta para companhias áreas de todo o mundo, diz AP.
Americano que revelou programa de espionagem continua em Hong Kong.
O governo do Reino Unido emitiu um alerta para companhias aéreas do mundo todo requisitando que elas não permitam que o norte-americano Edward Snowden responsável pela revelação dos programas secretos de vigilância telefônica e digital dos EUA- embarque em qualquer avião com destino ao Reino Unido.
O alerta foi emitido na segunda-feira (10) pelo Home Office, órgão britânico responsável por questões de imigração, e justificado porque “o indivíduo muito provavelmente será impedido de entrar no Reino Unido.”
A AP informou ter visto uma fotografia do documento nesta sexta-feira (14) em um aeroporto da Tailândia. Um diplomata britânico confirmou que o documento é verdadeiro e foi enviado para companhias aéreas ao redor do mundo. Uma companhia tailandesa também confirmou ter recebido o alerta.
Snowden, ex-prestador de serviços para a Agência de Segurança Nacional dos EUA, viajou para Hong Kong antes de fazer as revelações, por intermédio dos jornais The Guardian e The Washington Post.
Escondido
O jovem de 29 anos, que se esconde em Hong Kong, ressurgiu na quarta-feira em uma entrevista ao jornal SMCP na qual afirma que quer permanecer no território autônomo chinês para "combater o governo americano nos tribunais".
O ex-consultor da poderosa agência de informação americana NSA também fala dos métodos de espionagem em seu país, e informa que os Estados Unidos têm acesso "às comunicações de centenas de milhares de computadores", inclusive em Hong Kong e na China.
A espionagem informática costuma ser fonte recorrente de atritos entre Estados Unidos e China e esteve na agenda do encontro, no último sábado, entre o presidente americano, Barack Obama, e o líder chinês,Xi Jinping.
imagem:www.businessinsider.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário