Ocupação dos ambulantes nas ruas de Maceió é proibida pelo MPE.
PM destinará parte do efetivo para operação de retirada dos comerciantes.
PM e SMCCU vão intensificar atuação para retirada
de ambulantes do Centro. (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Uma operação entre a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), a Guarda Municipal e a Polícia Militar de Alagoas está sendo planejada para mais uma tentativa de retirar os cerca de 600 ambulantes que insistem em ocupar o calçadão das ruas do centro de Maceió. Detalhes do plano da operação, que ainda não tem data definida, foram discutidos em uma reunião no Comando de Policiamento da Capital, nesta quarta-feira (5).
No encontro, o tenente coronel Neyvaldo Amorim afirmou que os fiscais da SMCCU contarão com o apoio do efetivo da Polícia Militar, mas que a operação precisa ser bem planejada para que os camelôs não voltem a ocupar o local.
"Precisamos dos dados atualizados da SMCCU, pois essa não é nossa seara. Vamos dar um apoio para reforçar a segurança, evitar confrontos e garantir a segurança dos fiscais. É preciso que tudo seja bem planejado e articulado", afirmou.
"Na primeira semana, é interessante que vá um efetivo grande, para mostrar a eficácia da operação e aos poucos vamos diminuindo o efetivo", complementou o coronel.
O diretor de Fiscalização e Postura da SMCCU, Jamerson Oliveira, destacou que o órgão vem fazendo apreensões de produtos dos ambulantes irregulares, mas que é preciso de uma atuação maior para a retirada total deles. "São cerca de 600 ambulantes que ainda ficam nas ruas do centro. O espaço destinado a eles é o Shopping Popular, com cerca de 450 boxes e o estacionamento da Praça dos Palmares, com outros 580", disse.
"Fizemos um levantamento recente e constatamos que das 450 vagas na praça dos Palmares, apenas 104 estão sendo ocupadas por ambulantes e apenas 60% deles tem legitimidade para estar ali, pois foram contemplados através de sorteio. Existe muito aventureiro que chegou lá recentemente e usa o espaço só para depósito, mas continua comercializando no calçadão", completou.
A última tentativa de retirada dos comerciantes do Centro terminou em uma discussão acalorada entre os camelôs e os fiscais da SMCCU. O internauta Edenilzo Cardoso filmou a confusão e encaminhou a gravação ao G1 AL. Durante as imagens, é possível ouvir o disparo de uma arma de fogo, mas se dá para ver de onde partiu o tiro.
Oliveira ressaltou que a permanência ilegal dos ambulantes no Centro contribui para o aumento das reclamações sobre a falta de movimento no Shopping Popular. "É uma questão de tradição e identidade. Precisamos mostrar para a clientela que os ambulantes ficam no shopping, mas se eles continuarem nas ruas, realmente não vai dar certo", disse.
O diretor conselheiro da Associação Comercial de Maceió, Sandro Oliveira, destacou que a retirada dos ambulantes é uma decisão judicial. "Isso foi uma determinação do Ministério Público e tem que ser acatada. Queremos que eles ocupem o local destinado a eles, pois temos um centro comercial bonito e revitalizado, mas fica essa desorganização e acaba afastando turistas, estudantes e pessoas que passeariam lá", falou.
fonte:http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/06/pm-apoiara-prefeitura-de-maceio-na-retirada-de-600-camelos-do-centro.html
Natália Souza - Do G1 AL
Nenhum comentário:
Postar um comentário