Depois de oito meses de trabalho, réplica já tem forma e motor de Audi
Passatempo cada um tem o seu. Assistir ao jogo do time do coração, jogar truco com os amigos ou visitar concessionárias aos fins de semana são alguns dos exemplos. O mecânico Jaime José Barbosa, de 53 anos, foi um pouco além no conceito e resolveu usar suas horas vagas para construir uma Ferrari em sua oficina.
O cara deve ser louco, você pode estar pensando. O fato é que a réplica começa a ganhar forma depois de oito meses de trabalho. O modelo escolhido foi uma Ferrari 355 Targa, fabricado entre 1994 e 1999.
História
Jaime começou na profissão com apenas 10 anos. Seu interesse principal era montar, desmontar, soldar, pintar... Por isso, pediu que seu pai, um agricultar de Nova Londrina, no Paraná, o levasse para conhecer uma oficina. Maravilhado com o que viu, pediu para trabalhar. Conseguiu.
Depois de passar por diversas oficinas em várias cidades do interior do Paraná, Jaime se mudou em 1974 para São Paulo. Em 1983, abriu a oficina. Era bem pequena, cabia um carro só. Aos poucos foi ampliando o espaço para atender outros clientes. Contratou ajudante, depois um pintor. Em 1988 comprou o terreno onde estava a oficina. Na década de 90, se dedicou também à construção de jipes.
Como sempre gostou de carros e desafios, ele não pensou duas vezes quando recebeu em sua oficina uma Ferrari 355 Targa de um amigo, batida, depois de um acidente. E pediu para fazer o molde. Assim começou o sonho de construir uma réplica da Ferrari. O amigo também gostou da ideia e apoiou o projeto. “Às vezes ele ficava com dó ao me ver fazendo o molde”, brinca o Jaime.
O mecânico começou a Ferrari do zero. Não comprou aqueles kits, nem nada. Pegou a Ferrari batida e foi tirando todos os moldes de todas as partes. Chassi, carroceria, suspensão, tudo. Em oito meses, o carro tem visual bem fiel à Ferrari original, com detalhes bem cuidados.
Ainda serão precisos mais seis meses de trabalho para fazê-la funcionar. Mas, como é o seu passatempo, Jaime não se preocupa com o prazo.
Alguns dados da Ferrari de Jaime:
Motor e câmbio de cinco marchas é de Audi: 2.8 V6 200 cv;
Rodas aro 18;
Cubo de roda e bandeja foram fabricados;
Discos de freio também são da Audi, já a pinça de freio é da S10;
Direção hidráulica é da Ranger;
Pronta, a réplica vai pesar 1.000 kg;
Peças originais: lanternas, faróis e a borracha que contorna o para-brisa e os vidros;
Até agora já foram gastos R$ 100 mil no projeto;
Pontos que faltam: parte elétrica, alguns detalhes de acabamento e a tapeçaria.
Confira o vídeo:
fonte:http://revista.webmotors.com.br/yahoo/videos/mecanico-constroi-ferrari-355-targa-em-sua-oficina/1333467255566
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário