Uma espanhola tem um grave problema de fornecimento de sangue nas extremidades.
O fenômeno ocorre quando os vasos sanguíneos das mãos e dos dedos entram em espasmos, bloqueando a passagem de sangue. A imagem mostra células vermelhas presas em um tubo capilar. Foto: Reprodução
Seus braços ficam roxos e seus dedos brancos, sempre que ela fica exposta ao frio. A mulher de 45 anos tem o raro fenômeno chamado de Raynaud. A condição ocorre quando os vasos sanguíneos das mãos e dos dedos entram em espasmo temporário, bloqueando o fluxo de sangue.
Os espasmos são desencadeados pela exposição ao frio, deixando seus dedos com grande dormência. Quando as mãos são aquecidas, o sangue volta para os vasos. Este processo de volta é extremamente doloroso e geralmente não é aliviado com auxílio de analgésicos.
A condição em si não ameaça à saúde da pessoa, mas pode tornar difícil sua vida. A grave condição foi tese de estudo e está sendo apresentada no The New England Journal of Medicine.
Dra. Marina Anderson, professora de reumatologia da Universidade de Liverpool, disse ao DailyMail: “Este é um caso muito grave. Raynaud é uma doença muito comum, mas a maioria dos pacientes não observam nenhuma condição severa”.
Ela ainda explicou que os maiores problemas surgem quando a pessoa tenta pegar alguma carne congelada dentro do freezer ou quando encosta, sem querer, em algo gelado. Segundo a médica, a paciente desenvolveu também esclerose sistêmica – uma doença auto-imune relativamente rara que está associada com anormalidades nos capilares.
A doença pode afetar severamente órgãos importantes como os rins, pulmões, coração e intestinos.
O que é o fenômeno de Raynaud?
É uma doença relativamente comum que afeta o suprimento de sangue em certas partes do corpo – geralmente dedos das mãos e dos pés. Isso ocorre porque os vasos sanguíneos entram em espasmo, bloqueando temporariamente o fluxo de sangue.
Isso faz com que a área afetada fique branca, em seguida, azul ou vermelha quando o sangue retorna para os vasos. Não só a baixa temperatura pode provocar o problema, mas também estresse e irritabilidade.
Não existem maneiras de tratar o problema, apenas usar luvas e casacos e evitar o frio.
Por Osmairo Valverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário