Qual é a profissão mais antiga do mundo? Se você lembrou do ditado popular e pensou na prostituição, então errou. Um esqueleto encontrado em 1988 nas Dolomitas venezianas — cadeia de montanhas ao norte da Itália — traz uma surpreendente revelação: na Idade da Pedra os homens já cuidavam de seus dentes.
O esqueleto em questão mostra o mais antigo “tratamento” dentário de que se tem notícia, feito há 14 mil anos atrás, no período Paleolítico. A “operação” em questão foi um buraco tampado no terceiro molar inferior do homem. Houve inclusive a utilização de ferramentas afiadas para realizar a “operação”.
“A descoberta nos mostra que, desde o final do Paleolítico, o homem já estava ciente da natureza prejudicial que tem uma cavidade de dente infectada. A partir disso, eles sabiam da necessidade de intervir nesse problema com ferramentas para remover a infecção”, explica Stefano Benazzi, coordenador da pesquisa.
Os pesquisadores apontam também que a utilização desse tipo de prática pode ter evoluído a ponto de chegar na atual escovação de dentes. Segundo eles, pode ser que essa operação rudimentar tenha sido a percursora da utilização de galhos e ossos para remover resíduos de alimentos entre os dentes, mantendo a higiene oral — e chegando, finalmente, às escovas de dentes atuais.
fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário