Um vídeo divulgado no YouTube causou aflição e nojo em muitas pessoas.
O conteúdo do vídeo mostra o momento da remoção do cerume do ouvido de um homem, que estava exageradamente acumulado.
Apesar de nojento, o vídeo mostra como é importante cuidar da higiene do ouvido. No caso do homem, as hastes flexíveis de algodão já não eram suficientes para retirada do cerume. O procedimento foi realizado com uma pinça mas não deve ser repetido por quem não é profissional, pois há o risco de perfuração de tímpano.
Após três tentativas, finalmente a cera foi retirada e surpreendeu pelo tamanho. Quando em excesso, pode causar incômodos e dores, pois acumula e engrossa com o tempo.
O cerume tem como objetivo proteger e lubrificar o ouvido constantemente, mas muitas pessoas produzem mais do que a quantidade necessária. É preciso realizar uma higienização regular, evitando que o canal auditivo seja bloqueado.
Da mesma forma, o uso das hastes flexíveis de algodão devem ser moderados ou nulos, pois ele pode piorar a situação, empurrando o cerume para dentro do ouvido. Em entrevista ao Portal Medicando, o otorrinolaringologista Ronaldo Ognibene, relatou que quando acontecer casos de acúmulo excessivo de cerume na região externa da orelha é melhor retirá-lo com algodão umedecido.
“Se você sentir desconforto com o cerume na região interna do ouvido, procure ajuda especializada, sem usar as hastes flexíveis de algodão. O cotonete deve ser evitado, pois além de empurrar a cera para dentro do ouvido, podendo interferir na audição, ele pode perfurar o tímpano ao prejudicar a parede do canal auditivo”, recomendou Ognibene.
Fonte: Medicando / Youtube Foto: Reprodução / Youtube
fonte
por: Bruno Rizzato
Nenhum comentário:
Postar um comentário