A legenda já havia entrado com um mandado de segurança, negado pelo ministro Luiz Fux; agora, apresentou ação de inconstitucionalidade

Partido de Feliciano é contra casamento gay
Sérgio Lima/Folhapress
Da Agência Brasil notícias@band.com.br
O PSC voltou a acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) para contestar a resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que obriga cartórios de todo o Brasil a celebrar a união estável ou o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Anteriormente, a legenda entrou com um mandado de segurança, negado pelo ministro Luiz Fux. Agora, apresentou uma ação de inconstitucionalidade.
A mudança de estratégia foi sugerida indiretamente pelo próprio ministro Fux em sua decisão, que destacou erro formal na opção pelo mandado de segurança. Para Fux, a legenda deveria ter escolhido uma ação direta de inconstitucionalidade, pois a resolução é considerada como uma "lei em tese".
O PSC volta a alegar que o CNJ cometeu abuso de poder ao editar a norma “estranha a sua competência”, pois uma discussão dessa natureza só poderia ter ocorrido no Legislativo. O partido lembra que, ao analisar o tema, o STF reconheceu apenas a união estável entre pessoas de mesmo sexo, mas não tratou do casamento civil. O relator é o ministro Gilmar Mendes.
fonte:http://noticias.band.uol.com.br/brasil/noticia/100000604481/psc-volta-a-acionar-stf-contra-casamento-gay-em-cartorios.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário