sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Polícia investiga se Abdelmassih iria abrir clínica no Paraguai

Ex-médico está preso na penitenciária do interior do estado de SP.
Ele é condenado a 278 anos de prisão por 48 ataques a 37 mulheres.


A Polícia Nacional do Paraguai investiga se o ex-médico Roger Abdelmassih, preso na terça-feira (19) em Assunção, capital paraguaia, estava se preparando para abrir uma clínica de fertilização naquele país. 

O inquérito policial também vai apurar o modo como ele se mantinha financeiramente no país bem como o uso de documento falso ou adulterado. O trabalho será feito em conjunto com o Ministério Público do Paraguai.
“Estamos analisando as informações, investigando isso”, disse Elisa Ledesma, chefe de Relações Públicas da Polícia Nacional do Paraguai.

O Ministro Antidrogas do Paraguai, Luis Rojas Ramirez, também tem a suspeita de que uma clínica estaria sendo montada pelo ex-médico brasileiro. “Há essa suspeita, mas não sabemos como seria. Não é atribuição da Senad ver isso”, explicou.

A chefe de Relações Públicas da Polícia Nacional do Paraguai informou ainda que a investigação também irá verificar a nacionalidade dos dois filhos de Roger Abdelmassih e Larissa Sacco, que viviam com o casal em uma casa de luxo em Assunção. “Estamos verificando informações em hospitais, em cartórios de registros para sabermos a nacionalidade. É um trabalho de inteligência.”

Outros crimes
O ex-médico também está sendo investigado por possíveis crimes cometidos durante o período em que morou no país, como lavagem de dinheiro. Segundo o agente fiscal Juan Emílio Oviedo, a Promotoria recebeu nesta quinta-feira (21) a denúncia feita pela Diretoria de Imigração e instaurou o inquérito nesta sexta-feira (22).

Oviedo disse ao G1 que ainda vai “investigar qualquer delito que possa ter sido praticado por ele aqui”. O procurador-geral do estado Javier Diaz Verón nomeou a promotora Lorena Ledesma para investigar o caso. A auração deve começar pela forma como Abdelmassih entrou no Paraguai e a possibilidade de envolvimento de policiais ou funcionários públicos na emissão do documento.

"Acreditamos que ele usou uma carteira de identidade paraguaia para viajar livremente por todo o país. Pedimos ao Ministério Público para abrir uma investigação para determinar a identidade das pessoas que podem ter sido envolvidas no incidente, direta e indiretamente", disse o diretor geral de Imigração, Jorge Kronawetter.

Segundo o superintendente do órgão, Gilberto Gauto, uma cópia da identificação deve ser periciada para saber se foi adulterada ou falsificada. O número do documento é 367.466 e foi emitido em 2009, em nome de Ricardo Galeano, com data de nascimento de 6 de fevereiro de 1949. Ainda segundo Gauto, o documento apresenta como origem de emissão a cidade de Presidente Hayes, na Colônia Rodríguez Francia. A foto da identidade paraguaia é de Abdelmassih.

Julgamento no Brasil
Oviedo afirmou ainda que, em caso de confirmação desses crimes e outros a serem investigados, o ex-médico não poderá ser julgado no Paraguai. “Não é pelo fato de ele ter sido expulso do país, mas é que no Paraguai não há julgamento à revelia; portanto, Roger [Abdelmassih] será investigado, mas o expediente será levado à Justiça brasileira”, explicou Oviedo.

Segundo o promotor, o julgamento de Abdelmasih no Brasil por crimes cometidos por ele no Paraguai é possível por conta do artigo 7º do Código Penal Brasileiro, que prevê que brasileiros estão sujeitos às leis brasileiras mesmo que cometam crimes no exterior.

Paradeiro da mulher do ex-médico
A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) no Brasi, emitiu um alerta chamado Difusão Azul para busca e localização de Larissa Sacco, mulher do ex-médico.
“A motivação da Difusão Azul é pela ajuda a um delinquente. Esta é a razão do comunicado da Interpol, que veio de Brasília nesta quinta-feira. É preciso esclarecer que não se trata da Difusão Vermelha, pois o objetivo não é prender Larissa. Apenas temos de encontrá-la e informar o paradeiro dela e dos filhos às autoridades paraguaias e brasileiras”, disse Francisco Javier Cristaldo Gomez, comissário da Interpol no Paraguai.

Abdelmassih foi preso em uma operação da Senad paraguaia em conjunto com a Polícia Federal brasileira na terça-feira (19) e, desde então, ela e seus dois filhos gêmeos não foram mais vistos no Paraguai.

fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/08/policia-investiga-se-abdelmassih-estava-abrindo-clinica-no-paraguai.html
Glauco Araújo - Do G1, em Assunção
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Justiça mantém Suzane von Richthofen em regime fechado

Suzane Von Richthofen - Foto: Agência Estado

A juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da Vara de Execuções Penais de Taubaté (SP), revogou na quarta-feira, 20, o benefício da progressão de regime para Suzane von Richthofen. Agora, Suzane, que tinha recebido autorização para cumprir pena em prisão semiaberta, vai continuar na Penitenciária Feminina 1 de Tremembé em regime fechado, onde cumpre pena de 39 anos e seis meses pela morte dos pais em 31 de outubro de 2002.

Mas a decisão da Justiça atende pedido feito pela própria Suzane em carta enviada à direção do presídio, quando soube que havia recebido o benefício. Na carta, Suzane pedia para continuar no presídio porque sua transferência para uma unidade de semiaberto poderia pôr sua vida em risco, uma vez que os crimes que ela cometeu não foram aceitos pela comunidade carcerária.

Em audiência com a juíza na terça-feira, Suzane foi ouvida em declaração e confirmou o teor da carta enviada à direção da penitenciária. Ela disse que teme pela vida caso seja transferida de presídio, que pretende continuar presa na mesma unidade, pois lá ela trabalha, recebe salário e tem direito à remição da pena (redução de um dia para cada dois trabalhados), além de alegar que está acostumada com a comunidade do presídio.

Suzane também revelou que recebeu a concessão do benefício com surpresa, porque o pedido teria sido feito pelos seus advogados à revelia, sem sua autorização e consentimento, por isso, teria mandado à carta à direção do presídio pedindo para não ser transferida para o semiaberto.

“Diante do teor das declarações prestadas pela sentenciada, dando conta de que, por temer por sua vida, não tinha interesse na progressão de regime no momento, tendo sido tal postulação levada a efeito por seu advogado à sua revelia e até mesmo contra sua vontade, torno sem efeito a decisão que a progrediu para o regime intermediário de cumprimento de pena, mantendo-a na situação em que se encontrava antes”, disse a juíza Sueli Armani, em sua sentença. “A Lei de Execuções Penais prevê a progressão como um direito e não uma obrigação. Logo, se não há interesse, não há como impor o benefício à sentenciada”, completou.

Na sua decisão, a juíza também desconstituiu os advogados Denivaldo Barni e Denivaldo Barni Junior, que faziam a defesa de Suzane, e determinou que a Defensoria Pública nomeie outros defensores. Além disso, pediu que a Penitenciária Feminina 1 de Tremembé e o Ministério Público Estadual sejam comunicados da revogação do benefício da progressão.

O promotor Luís Marcelo Negrini Mattos, que atua no caso, disse que o agravo de execução impetrado pelo Ministério Público Estadual (MPE) no Tribunal de Justiça contra a concessão do semiaberto para Suzana fica sem efeito, com a nova sentença da juíza. “Nós ainda não fomos comunicados oficialmente desta sentença, ficamos sabendo apenas pela imprensa, mas se for isso mesmo, nosso agravo perde o objeto porque a decisão mantém a sentenciada no regime fechado, que era o que pleiteávamos”, disse.

fonte:http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/justica-mantem-suzane-von-richthofen-em-regime-fechado
Chico Siqueira - Direto de Araçatuba (SP)
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Especialistas veem jato de Campos 'invertido' em vídeo

Eduardo Campos morreu em acidente aéreo na semana passada - Foto: Agência Brasil

O avião que transportava o candidato à presidência Eduardo Campos e seis outras pessoas pode ter voado "invertido", ou seja, "com a barriga para cima" antes de sofrer a queda, segundo alguns especialistas ouvidos pela BBC Brasil na França e nos Estados Unidos.

O avião Cessna Citation caiu em Santos, no litoral de São Paulo, no dia 13. A BBC Brasil pediu a especialistas em aviação para analisar o vídeo que mostra a aeronave ainda no céu, poucos segundos antes de sua queda.

O vídeo foi divulgado nesta semana por uma afiliada da TV Globo. As imagens do momento da queda foram filmadas por uma câmera instalada em um prédio em construção.

O especialista em aviação Jean Serrat, ex-piloto da Air France e ex-vice presidente do Sindicato Nacional dos Pilotos de Linha (SNPL) da França, acha que o avião estava invertido pouco antes da queda e ressalta que, se isso ocorreu, foi erro de pilotagem.

"É possível pensar que na hora de arremeter (procedimento em que o piloto, durante um pouso que não pode ser efetuado, decide voltar a subir) o avião estivesse a uma velocidade muito baixa em relação ao seu peso", diz Serrat.

Novo vídeo mostra momento da queda do avião de Eduardo Campos Clique no link para iniciar o vídeo

"Isso ainda é mais acentuado se o piloto estiver fazendo uma curva para mudar a trajetória", diz Serrat. "Uma asa do avião pode ter perdido a sustentação, fazendo com que o avião virasse e ficasse em posição invertida, caindo de costas em alta velocidade", afirma o especialista, ressaltando que se trata de uma hipótese.


"Como a altitude era muito baixa, o piloto não tinha mais tempo para retomar o controle e fazer manobras para recuperar o voo", acrescenta o ex-piloto.

"Ou o piloto não fez os procedimentos corretos com o flat da asa ou não estava na velocidade adequada no momento de arremeter o avião. O avião caiu em grande velocidade e com ângulo de descida muito superior ao normal", completa.

Para Gérard Arnoux, ex-presidente do Sindicato dos Pilotos da Air France (SPAF), que realizou investigações paralelas sobre o acidente com o voo Rio-Paris da companhia aérea, em 2009, o piloto do Cessna que transportava Campos "perdeu o controle" da aeronave.

"O avião caiu com uma inclinação muito forte e com velocidade muito elevada", diz Arnoux.

Mas diferentemente de outros especialistas ouvidos pela BBC Brasil, Arnoux diz não achar, ao observar as imagens do vídeo, que o avião estivesse invertido no momento da queda.

'Fora de controle'
Após assistir ao vídeo, o especialista americano Peter Goelz, ex-diretor da National Transportation Safety Board (NTSB), agência responsável pela investigação de acidentes aéreos nos EUA, também destacou o fato de o avião parecer estar invertido.

Policiais e peritos percorreram área de queda de avião do candidato Eduardo Campos - Foto: Delamônica / Futura Press

"Parece que o piloto perdeu completamente o controle", disse Goelz à BBC Brasil.

Ao comentar a hipótese de desorientação espacial do piloto, o americano diz que "é possível ocorrer", mas salienta que, "em um avião como o Citation, que tem sistemas de controle de voo muito sofisticados, é pouco provável que seja apenas isso, deve haver algo mais".

Segundo especialistas, desastres aéreos costumam ser resultado de um conjunto de fatores.

Apesar de ressaltar que é muito difícil, neste momento, determinar o que causou o acidente, Goelz acredita que os investigadores também irão concentrar sua atenção, entre outros fatores, sobre as condições meteorológicas na hora do desastre.

Pressão
O americano destaca que um dos fatores observados nesse tipo de acidente é a possível pressão sobre a tripulação para voar mesmo com mau tempo. Goelz lembra que houve nos EUA vários casos de acidentes aéreos com políticos eleitos ou candidatos em condições semelhantes.

Em 2000, o governador do Estado do Missouri, Mel Carnahan, morreu em um desastre aéreo durante sua campanha para o Senado. O avião, um Cessna pilotado pelo filho do candidato, caiu em uma área de floresta durante uma tempestade, matando as três pessoas a bordo.

Em 2002, o senador Paul Wellstone, de Minnesota, que buscava a reeleição, morreu 11 dias antes do pleito, em um acidente que matou outras sete pessoas, entre elas sua mulher e sua filha, também durante mau tempo.

"Como há um candidato ou autoridade eleita a bordo, e ele tem um compromisso, há maior pressão sobre a tripulação para completar o voo, completar a missão", afirma Goelz.

"Tenho certeza de que as pessoas (investigando o acidente no Brasil) estão preocupadas com isso. Que esta tripulação queria completar sua missão para o candidato. E com o tempo ruim. Em circunstâncias normais, sem o candidato no avião, talvez não o tivessem feito."

Técnicos americanos da NTSB, da Federal Aviation Administration (FAA), autoridade da aviação civil dos EUA e da Cessna, fabricante da aeronave, com sede nos EUA, foram enviados ao Brasil para auxiliar nas investigações. Também foram enviados técnicos do Canadá, país da fabricante do motor, a Pratt & Whitney Canada.

fonte:http://noticias.terra.com.br/eleicoes/eduardo-campos/especialistas-veem-jato-de-campos-invertido-em-video
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Morre palmeirense agredido por corintianos

O torcedor do Palmeiras Gilberto Torres Pereira, de 31 anos, que foi agredido violentamente no último domingo durante uma briga de torcidas, teve a morte cerebral confirmada pelo Hospital Estadual de Franco da Rocha, no fim da noite desta quarta-feira.

Ele foi espancado e sofreu traumatismo craniano durante uma briga entre integrantes das torcidas organizadas Mancha Verde, do Palmeiras, e Gaviões da Fiel, do Corinthians, no centro da cidade de Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

De acordo com o boletim de ocorrências, a briga começou por volta das 7h quando as torcidas rivais se encontraram na Estação Franco da Rocha, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Os palmeirenses estavam a caminho do Estádio do Pacaembu para assistir ao clássico entre o Palmeiras e o São Paulo, e os corintianos voltavam de uma festa na quadra da Gaviões da Fiel.

fonte:http://www.correiodoestado.com.br/esportes/morre-palmeirense-agredido-por-corintianos/225426/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Recuperada do câncer, menina de 11 anos cria mochila para facilitar a vida de outras crianças em tratamento.

Aos 8 anos de idade, Kylie Simonds foi diagnosticada com rabdomiossarcoma, um tipo raro de câncer que atinge as células responsável por formar músculos, e precisou se submeter a um intenso tratamento de quimioterapia. A gravidade da doença exigia que ela passasse horas acompanhada de um enorme suporte para a medicação. Incomodada com essa situação, ela decidiu criar uma alternativa para as crianças que viessem a ser diagnosticadas.

“Eu tinha que estar acompanhada daqueles postes de metal que carregam o medicamento, e sempre tropeçava nos fios”, disse em entrevista ao site WTNH. “Era difícil andar por aí, e eu sempre tinha que ter alguém empurrando ele para mim, porque eu me sentia fraca durante o tratamento. Eles são enormes e assustadores.”

Depois de curada, Kylie teve então a ideia de criar a i-pack, uma mochila especialmente projetada para caber a bomba de quimio, o suporte de gotejamento e a medicação. Mas com detalhes importantes: leveza, conveniência e um designer divertido – com formas de coração, animais.

“As sessões duram de 5 a 6 horas. E as crianças precisam ficar no hospital durante esse tempo”, contou. “Mas a maioria delas pode brincar, dançar e não precisa ficar presa à cama.” Com a mochila, todas essas atividades se tornam possíveis, já que é só “colocá-la nas costas e sair por aí”.

Por enquanto, a invenção é apenas um protótipo. Mas a ideia já deu tão certo que ganhou prêmios de inovação e está prestes a entrar em produção graças a um financiamento via crowdfunding, realizado no GoFundMe.

O desejo de Kylie era que alguém tivesse criado algo semelhante para ela. “Teria sido muito mais fácil e eu poderia caminhar mais facilmente. A barra me impedia de brincar”, desabafou.

Hoje, ela pensa nas 50.000 crianças americanas que recebem o tratamento. Dentre elas, o amigo Marik: “Ele usa uma prótese de perna e, por isso, precisa de muletas. Então, sempre precisa de alguém para empurrar o suporte de quimio para ele. Mas se ele tiver uma mochila como essa, só precisa vesti-la”.

fonte:http://www.correiodoestado.com.br/brasilmundo/recuperada-do-cancer-menina-de-11-anos-cria-mochila-para-facilitar-a-v/225425/
por Marie Claire
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Coordenador de Campos abandona Marina

O coordenador da campanha de Eduardo Campos pelo PSB à presidência, Carlos Siqueira, decidiu deixar a campanha de Marina Silva nesta quinta-feira.

A campanha de Marina será coordenada pelo deputado Walter Feldman (PSB-SP), que foi confirmado no cargo durante a oficialização da candidatura da ex-ministra, na noite desta quarta-feira.

Siqueira alegou desavenças com Marina para deixar o cargo.

Se Marina for eleita presidente, ela não precisará permanecer no partido. Segundo informações da reunião de ontem, Marina terá liberdade para criar o seu partido, o Rede Sustentabilidade.

fonte:http://www.correiodoestado.com.br/politica/coordenador-de-campos-abandona-marina/225421/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142