sexta-feira, 8 de agosto de 2014

OMS declara epidemia de ebola emergência sanitária internacional

Países afetados terão que vigiar fronteiras, aeroportos e portos.
A OMS também pediu ajuda à comunidade internacional.

Diretora-geral da OMS, Margaret Chan. (Foto: Alain Grosclaude / AFP Photo)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (8) a epidemia de ebola no oeste da África uma emergência pública sanitária internacional.

Com isso, os países afetados pela epidemia vão ter que adotar, entre outras medidas, exames para detectar o vírus em aeroportos, portos e postos de fronteira, em todas as pessoas que apresentarem febre e outros sintomas semelhantes aos do ebola.
A OMS pediu à comunidade internacional que ajude, de maneira urgente, aos países afetados pelo ebola.
“Este é um claro chamamento à solidariedade internacional com os países afetados que não têm capacidade para enfrentar um surto deste tamanho e desta complexidade”, disse a diretora-geral do organismo, Margaret Chan.
A OMS disse estar preparada para que o surto permaneça em alto nível pelos próximos meses, e afirmou que é provável que a situação piore antes de melhorar.

A África Ocidental enfrenta o maior surto do vírus ebola já registrado desde a descoberta da doença, em 1976. Segundo a OMS, trata-se da maior epidemia de febre hemorrágica em termos de pessoas afetadas, número de mortos e extensão geográfica.
O último balanço do organização, divulgado em 6 de agosto, informa que já são 932 mortos e mais de 1.700 casos da doença registrados.

O surto atual começou na República de Guiné em março deste ano, e se espalhou para os países vizinhos Serra Leoa, Libéria e, mais recentemente, Nigéria.

A diretora-geral da OMS disse que os países afetados "não podem fazer frente à epidemia por si mesmos", e instou "a comunidade internacional a dar o apoio necessário".
Também foi determinado que as tripulações de voos internacionais recebam informação e material médico para protegerem a si mesmos e aos passageiros. "Obrigar as companhias a não viajar para estes países afetaria suas economias", acrescentou a ditetora.

fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/08/oms-declara-epidemia-de-ebola-emergencia-sanitaria-internacional.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário