quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Justiça determina soltura de ativistas

Ativista presos em protestos. Foto: Reprodução internet

O juiz da 10ª Vara Criminal, Marcelo Matias Pereira, determinou nesta quinta-feira,7, a liberdade dos ativistas Rafael Marques Lusvarghi, de 29 anos, e Fábio Hideki Harano, 27. A dupla foi presa em junho durante protestos contra os gastos excessivos com a Copa do Mundo de 2014. A acusação que pesava sobre eles era por porte de artefato explosivo, formação de quadrilha armada e resistência, mas um laudo emitido pelas Polícias Militar e Civil nesta terça-feira, 5, atestou que o material encontrado com os manifestantes "não ofereceria ofensa à integridade física, nem tinha capacidade explosiva ou incendiária".

Com o resultado da perícia, os advogados de Lusvarghi e Harano entraram com um habeas corpus para que os manifestantes fossem soltos. O juiz Marcelo Matias Pereira acatou o pedido e ordenou a libertação imediata dos ativistas.

"No que concerne aos pedidos de revogação da prisão preventiva dos acusados, formulados pela defesa, é forçoso concluir que a acusação restou de sobremaneira fragilizada, na medida em que ficou demonstrado que os acusados não portavam qualquer artefato explosivo ou incendiário, conforme laudo pericial", concluiu o juiz na decisão.

Os réus responderão ao processo em liberdade. Há suspeita de que eles façam parte dos "Black Blocs", porém a denominação não se refere a um grupo ou organização específica. O termo é relacionado a uma tática de conduta durante manifestações, usada por indivíduos com orientação ideológica baseada em doutrinas anarquistas.

fonte:http://www.sidneyrezende.com/noticia/234792+justica+determina+soltura+de+ativistas
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário