sábado, 16 de agosto de 2014

Serviços secretos alemães espionaram Hillary, diz jornal .

Berlim, Alemanha. Os serviços secretos alemães espionaram, “por acidente”, pelo menos uma conversa por telefone da ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton, informou o jornal alemão “Süddeutsche Zeitung” (“SZ”) ontem e as emissoras públicas regionais de rádio e televisão NDR e WDR.
Segundo a agência Reuters, a situação seria um constrangimento em potencial para Berlim, que fez duras críticas às denúncias de monitoramento feito pelos Estados Unidos à chancelaria alemã.


As publicações se baseiam em documentos entregues à agência Central de Inteligência Norte-Americana, a CIA, por um agente dos serviços secretos alemães, conhecido pela sigla BND.

As reportagens não detalham quando o ato de espionagem aconteceu, mas o caso teria sido mencionado uma conversa entre o sucessor de Hillary, o atual secretário de Estado John Kerry, e o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier.
Os veículos citam uma fonte anônima do governo alemão, segundo a qual a conversa de Hillary teria sido interceptada por engano, quando ela estava a bordo de um avião do governo norte-americano.

A espionagem de personalidades políticas norte-americanas não seria um caso isolado, afirmam “SZ”, WDR e NRD. O governo alemão também teria ordenado que seus serviços secretos “espionassem um sócio da Otan”, mas detalhes não foram divulgados.
Tanto o governo norte-americano quanto o alemão se recusaram a comentar os fatos, afirmou a Reuters.

Relações estremecidas. As revelações feitas no ano passado pelo ex-técnico da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, em inglês) Edward Snowden sobre a espionagem do celular da chanceler alemã, Angela Merkel, ainda afetam as relações bilaterais entre Berlim e Washington. “Espionagem entre amigos, isso não se faz”, afirmou Merkel em outubro do ano passado.

Além disso, em julho, Merkel classificou como “grave” o caso do agente duplo detido na Alemanha, que poderia ter trabalhado também para o governo dos EUA. “Se as informações estiverem exatas, seria um caso grave”, disse Merkel.

Segundo a imprensa alemã, ele teria transmitido mais de 200 documentos aos EUA.

Notícia postada originalmente pelo Jornal O Tempo
fonte:http://boainformacao.com.br/2014/08/servicos-secretos-alemaes-espionaram-hillary-diz-jornal/
Postado por: OTempo.com.br em Mundo 16/08 3:35
imagem:www.biography.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário