quinta-feira, 30 de novembro de 2017

PF faz buscas na casa de ex-governador do Alagoas

© Divulgação O ex-governador do Alagoas Teotônio Vilela Filho (PSDB)

A Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou nesta quinta-feira a Operação Caribdis, no estado do Alagoas. Entre os investigados estão o ex-governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), seu secretário de infraestrutura e alvos ligados a empresas e órgãos públicos.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Alagoas em Maceió, na área metropolitana da capital alagoana, além das cidades de Salvador(BA), Limeira (SP) e Brasília (DF).

Em nota, a PF informou que a ação tem como objetivo complementar as provas colhidas durante um inquérito que apura a suposta prática dos crimes de fraude a licitação, desvio de verbas públicas (peculato), corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, todos relacionados à obra do Canal do Sertão Alagoano. Os atos ilícitos teriam ocorrido entre os anos de 2009 e 2014.

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a PF a utilizar provas decorrentes de colaborações premiadas de pessoas relacionadas à construtora Norberto Odebrecht no procedimento investigativo.

A elas foram somados relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU), que constatavam sobrepreço em contrato firmado entre o governo de Alagoas e a empresa no montante de mais de 33 milhões de reais. Todo o material apreendido será encaminhado à Superintendência da PF do estado, onde será analisado. A soma das penas máximas atribuídas aos delitos citados pode chegar a mais 46 anos de prisão.

por Mateus Feitosa
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário