terça-feira, 28 de novembro de 2017

General chinês comete suicídio após ser acusado de corrupção

Ele era um dos últimos alvos da campanha anticorrupção do presidente Xi, que envolve tanto o governo como o exército

Pequim - O general chinês Zhang Yang cometeu suicídio após ser acusado de corrupção, segundo anúncio feito pela agência estatal Xinhua, nesta teça-feira. Outros dirigentes chineses também foram investigados e acusados desde que o presidente Xi Jinping iniciou uma campanha de combate à corrupção há cinco anos.

Yang, membro da Comissão Militar Central, se enforcou em sua residência na última quinta-feira. O general era investigado por "grave violação da disciplina" e estava vinculado a outros militares destituídos por corrupção.

Ao centro, o general chinês Zhang Yang, que cometeu suicídio após ser acusado de corrupção - AFP

"Na investigação foi descoberto que Zhang Yang violou gravemente a disciplina e a lei. É suspeito de ter recebido subornos e não conseguiu explicar a procedência de bens de grande valor", afirmou a Xinhua.

O general Zhang era um dos últimos alvos da campanha anticorrupção do presidente Xi, que envolve tanto o governo como o exército. A operação já puniu 1,5 milhão de integrantes do Partido Comunista Chinês desde 2012, tanto a nível local como nacional, segundo números oficiais.

O general falecido era investigado por supostos vínculos com Guo Boxiong e Xu Caihou, dois ex-militares já punidos por corrupção.

A Comissão Militar Central, presidida por Xi Jinping, é o órgão político mais importante de supervisão das Forças Armadas chinesas.

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário