segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Em carta, ex-capitão de submarino se despede do filho tripulante

© Reprodução Jorge Bergallo ao lado do filho Jorge Ingacio

O capitão da marinha Jorge Bergallo perdeu o filho no submarino que um dia comandou. Embora a palavra “morte” nunca seja usada pelo governo argentino para descrever a situação dos 44 tripulantes do ARA San Juan, desaparecidos há 11 dias, o militar está resignado. “Meu filho morreu em serviço”, escreveu Bergallo sobre o filho Jorge Ignacio em uma carta endereçada a colegas ex-comandantes da Fragata Argentina Libertad.

O ex-comandante mudou de visão depois que se tornou pública a informação de que uma explosão havia detectada em um ponto próximo do local onde o submarino fez o último contato com a base. “É um momento duro, talvez pior que a incerteza.”

Bergallo também pediu para que a tragédia não fosse sequestrada pela política: “Meu filho e os outros 43 marinheiros não morreram por culpa de Kirchner, Alfonsín, cúpula naval ou não sei de outras coisas quantas”. Ele reconheceu que a embarcação não operava nas melhores condições – “tampouco nas piores”.

Pragmático, o pai não demonstrou acreditar em milagres na mensagem. Embora não traga esperanças, há no texto um grande respeito pelo trabalho dos tripulantes. “Eles estavam fazendo o que gostavam, o que lhes dava orgulho. Nunca pediram aplausos ou que os levassem aos palcos da televisão.”

Possivelmente por saber das dificuldades de encontrar o submarino e resgatar os corpos, Bergallo, em tom de despedida, considera que o oceano se tornou o túmulo do filho: “Agora acredito que podem descansar em paz, a bordo de seu submarino e no mar argentino”.

por Luiz Felipe Castro
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário