quinta-feira, 16 de novembro de 2017

TRF vota a favor da prisão de Picciani, Paulo Melo e Albertassi e decisão vai para Assembleia

© Fotos: Tania Rego/Agência Brasil, Fabio Motta/Estadão e Alerj Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi.

A maioria dos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 2 Região (TRF2) votou pela prisão preventiva imediata do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Jorge Picciani (PMDB), o ex-presidente Paulo Melo (PMDB) e o líder de governo Edson Albertassi (PMDB). Votaram a favor o desembargador relator do processo, Abel Gomes, e os desembargadores Messod Azulay e Paulo Espírito Santo. A Alerj vai decidir se solta ou não os deputados.

Os parlamentares são alvo da Operação Cadeia Velha, desdobramento da Lava Jato.

Os três concordaram com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) sobre o uso da Alerj para a prática de corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Eles também decidiram pelo afastamento de suas funções e que a prisão dos parlamentares deve ir para o colegiado da assembleia e ser votada pelos deputados.

Durante o seu voto, Azulay disse que era "muito triste" saber que um dos acusados era presidente da Alerj já por seis mandatos. "Há um acervo probatório muito vasto. É muito triste saber que um deles é presidente da Alerj já por seis mandatos e que esses mesmos três parlamentares, ao invés de trabalhar para os que os elegeram, trabalharam para setores como empresas de ônibus e para favorecimentos indevidos. É estranho que, quando a gente passava pelas ruas, via tantos ônibus vazios. Como sobreviviam, eu não conseguia entender e agora a gente acaba entendendo como tudo uma grande lavanderia de dinheiro", disse o desembargador.

Azulay afirmou também que os parlamentares "fabricaram legislações em favor de pouquíssimas pessoas à base a de pagamento de vantagens indevidas". "Não eram fatos isolados, era o padrão. O Rio de janeiro está sem paz e eu atribuo essa falta de paz a essas pessoas. O desequilíbrio fiscal se deve a essas pessoas. Essas pessoas precisam ser lamentavelmente afastadas do convívio da sociedade. Se tiver que submeter à Alerj que se submeta e a história que julgue", afirmou.

por Constança Rezende e Fernanda Nunes
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário