quarta-feira, 5 de junho de 2013

Volvo lança no Brasil o V40, com airbag para pedestre

Com o dispositivo, que é opcional, hatch custa R$ 130.950.
Bolsa de ar se abre no capô para minimizar choque com o carro.

Durante apresentação do V40 a jornalistas, o airbag para pedestres foi acionado após colisão com barreira. A Volvo fiz que a 'demonstração' não estava prevista (Foto: Luciana de Oliveira/G1)

A Volvo traz neste mês ao Brasil o V40, seu principal lançamento para o ano no país, que conta com airbag para pedestres entre os itens opcionais. Sem esses equipamentos extras, o carro parte de R$ 115.950,00. O pacote que inclui o airbag para passantes, entre outros itens avançados de segurança, custa R$ 15 mil.
"A expectativa é vender 700 unidades neste segundo semestre. A linha 40 será o 'carro-chefe' da Volvo nesse período", afirma o presidente da Volvo Cars para o Brasil e a América Latina, Paulo Solti.

A fabricante explica que o airbag funciona a partir de uma série de sensores no para-choque dianteiro que identificam a presença de pedestres. Em caso de colisão, a tampa do capô é levantada parcialmente e uma bolsa de ar é aberta sobre o motor, minimizando o impacto do pedestre com o veículo. O airbag só é acionado no caso de impacto com a frente do veículo entre 20 km/h e 50 km/h.
Durante a apresentação do carro aos jornalistas, nesta quarta-feira (5), o dispositivo acabou sendo acionado. A Volvo diz que não previa isso. Queria fazer, na verdade, uma demonstração do sistema que alerta e procura evitar colisões com um carro à frente (ali representado por uma barreira que permitia que o carro passasse por ela). Porém, o veículo foi acelerado a mais de 15 km/h e, assim, não parou antes do obstáculo estático, chocando-se e passando por ele. O radar do carro interpretou a barreira como sendo um pedestre e acionou o airbag instantaneamente.

Mais segurança
Além desse dispositivo, o pacote Safety inclui sistemas para evitar colisões, já presentes em outros modelos da marca. Entre eles estão detector de pedestre, que freia o carro quando ele estiver com velocidade de até 35 km/h, se houver risco de atropelamento; alerta de mudança de faixa, se o motorista não der seta, o que pode ser sinal de distração ou cansaço; e monitoramento de placas de velocidade, que avisa se o carro está excedendo o limite, entre outros.

Volvo V40 (Foto: Divulgação)

Motor 2.0 turbo
No país, o V40 será importado com versão única de motorização. O propulsor é um 2.0 turbo de 180 cavalos a 5.000 rpm e 30,6 kgfm de torque, disponível entre 2.700 rpm e 4.000 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades.
A montadora sueca informa que o carro vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Há ainda sistema start/stop (que desliga o carro temporariamente quando ele está parado, como num semáforo, por exemplo).
O hatch pode ser equipado ainda com o pacote Sport, por R$ 12 mil, que inclui teto panorâmico e rodas aro 18. E o High Tech, de R$ 10 mil, com GPS, DVD, câmera de ré e assistente de estacionamento (veja a lista completa dos opcionais ao fim da reportagem).


V40 foi exibido no último Salão de SP

(Foto: Raul Zito/G1)

O painel de instrumentos é digital com 3 modos de visualização das informações, conforme a condução: Eco, que prioriza dados de consumo; Elegance e Performance, que destaca as informações mais usadas durante a condução esportiva. A direção, elétrica, possui também 3 opções de ajuste.
De série, pelos R$ 115.950, o V40 tem ainda ar-condicionado digital, sistema de áudio, conexão Bluetooth para iPod, tela de 7 polegadas, bancos e volante em couro, sensor de estacionamento, de chuva e crepuscular (que aciona os faróis), piloto automático (controle de cruzeiro), partida sem chave e rodas de liga-leve de 17 polegadas.
Também são de série alerta de colisão, que freia o carro se ele se aproximar demais de um objeto à frente (chamado City Safe pela Volvo), 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), freios ABS e controle de estabilidade e tração.


Volvo V40 é lançado no Brasil (Foto: Divulgação)


Veja a lista do que há em cada pacote opcional:
- Sport: teto solar panorâmico, faróis de xênon adaptativos e rodas de liga leve de 18 polegadas;
- High Tech: GPS integrado ao painel, leitor de DVD, câmera de ré e assistente de estacionamento (Park Assist);
- Safety: detecção de ponto cego, piloto automático adaptativo, alerta ao condutor, detecção de pedestres, leitura de placas de sinalização, assistente de mudança de faixa, alerta de tráfego lateral e airbag externo para pedestres.

fonte:http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/06/volvo-lanca-no-brasil-o-v40-com-airbag-para-pedestre.html
Luciana de Oliveira - Do G1, em Vitória
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário